sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Pão de abóbora ou Rosca Sueli

 

pão de abóbora 003 Quem me deu a receita desse pão delicioso foi Sueli, amiga nas horas alegres e nas não  tão alegres também. Companheira de agulhas, pontos e linhas e também de “ garimpo”, principalmente de tecidos. Embora eu tenha uma séria desconfiança que ela nunca fez feito essa receita, já que não é muito chegada à cozinha, resolvi batizá-la de Rosca Sueli.  Além de  saborosa, tem um visual que desperta imediatamente o apetite devido à cor que a abóbora empresta à massa.Tenho que confessar que modifiquei um pouco a receita, diminuindo a quantidade de ingredientes, o que resultou em um pão menor, mas mesmo assim grande. Depois de assado pesou 1k 200g.

Ingredientes

Água                                                        50g

Leite condensado                                  150g

Ovo                                                          50g

Manteiga sem sal                                    40g

Abóbora cozida e amassada                 350g

Sal                                                            5g

Farinha de trigo para pães                    700g

Raspas de limão                   1 colher  de chá

Canela em pó                        1 colher de chá

Passas escuras, sem sementes            100g

Ovo para  pincelar

Coloque os ingredientes na MFP, na ordem acima, com exceção das passas. Escolha a função  massa , ligue e espere o término do programa.  Coloque a massa em superfície polvilhada com farinha de trigo, abaixe para tirar o ar e deixe descansar 15’. Agregue as passas, distribuindo-as uniformemente na massa. Divida em 3 partes , forme rolos e trance. Feche a trança , unindo as pontas, formando uma rosca e prenda bem para não abrir quando estiver assando.Coloque em forma rasa, bem untada e enfarinhada e deixe crescer por 1h. Pincele então com 1 ovo levemente batido com 1 colher de água e polvilhe açucar granulado. Leve ao forno preaquecido a 200°. Depois de 15’, reduza para 150° e continue assando até ficar bem dourada e firme ao toque. Tire do forno e coloque sobre uma grade para esfriar.

Rosca de abóbora 004 Dicas – De preferência cozinhe a abóbora com casca e no vapor. Deixe as passas de molho em água por 1/2 h para hidratar, depois escorra bem antes de utilizar.

Quando raspar o limão cuidado para não atingir a parte branca.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...