quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Pão de cenoura

 

Tenho a mais absoluta certeza que a minha relação com o “pão nosso de cada dia”,é  algo de atávico, perdido há centenas de gerações e que agora despertou com força total. Minhas lembranças se perdem no tempo e ainda sinto nitidamente o cheiro e o sabor do pão quentinho com a manteiga derretendo, no café da manhã antes de ir para o colégio. Amo não só o sabor do pão , sua textura e aroma. Amo fazer pão. Nada me dá mais prazer, é como um dom celestial. Faz-me sentir como as mulheres pioneiras, sobreviventes da perseguição religiosa da Europa antiga e que cheias de coragem se dispuseram a construir um mundo mais justo para seus filhos.

É nesse ponto que em minha mente se confundem o amor pelo Patchwork  e pelo Pão. Para mim representam a mesma  coisa : o amor pela família, demonstrado em forma de alimento e agasalho para as noites frias.É o instinto primeiro da mãe, agasalhar e alimentar os filhos.

Hoje, enquanto fazia minha caminhada, comecei a pensar em fazer um pão de cenoura.Deixei  a idéia  aflorar enquanto ia mentalmente calculando as proporções, imaginando o sabor e a textura. Peguei a balança, papel e lápis e comecei o mise en place, meio insegura, mas curiosa em ver o resultado. Deu certo. Ficou um pão excelente, enrolei de 3 formas diferentes para experimentar a versatilidade da massa, e todas ficaram boas.

Ingredientes

Leite integral                                             360g

Ovos  (1)                                                    60g

Cenoura crua picada                                300g

Sal marinho                                                10g

Açucar mascavo orgânico                          30g

Açucar cristal orgânico                               20g

Manteiga sem sal                                       50g

Farinha de trigo para pães                      800g

Fermento seco instantâneo                       10g

Ervas frescas picadas                      2 colheres

Ovo (1) batido com 1 colher de azeite para pincelar

Gergelim para polvilhar.

Bater no liquidificador o leite, o ovo e a cenoura. Despeje na cuba da MFP e acrescente os outros ingredientes na ordem acima, até o fermento. Selecione a função massa e ligue . Quando os ingredientes já estiverem misturados acrescente as ervas, usei alecrim, sálvia e orégano, mas isso fica ao gosto e disponibilidade de cada um. Se usar ervas desidratadas ponha somente a metade.  Ao terminar o ciclo, despeje a massa em superfície polvilhada com farinha, abaixe e deixa descansar 15’.  Forme os pães no modelo que desejar , coloque em forma untada e enfarinhada e deixe crescer por 1 h. Preaqueça o forno a 200°, pincele os pães com o ovo batido com o azeite e polvilhe gergelim. Leve a assar até que fiquem dourados e emitam um som oco ao serem tocados com os nós dos dedos. Desenforme e deixe esfriar sobre uma grade.pão de cenoura e ervas 002 pão de cenoura e ervas 006

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...