sábado, 6 de agosto de 2011

Pão italiano com alecrim e passas



Quando vi esta receita aqui
fiquei ansiosa para testar. Não me decepcionei, possui textura macia, crosta firme, aparência convidativa e um aroma indescritível. O alecrim casa muito bem com as passas e ficam totalmente incorporados à massa, dando sabor, porém discretamente. A receita está levemente adaptada.

Ingredientes
leite integral                                           50g
iogurte natural integral                          80g
azeite de oliva                                       50g
sal marinho                                             8g
ovos ligeiramente batidos                   200g
passas claras                                       127g
alecrim fresco picado                             8g
farinha de trigo para pães                  533g
fermento seco instantâneo                    8g

Colocar as passas de molho no leite morno, deixar esfriar . Colocar na MFP o iogurte, o leite escorrido,o azeite, os ovos, o sal , a farinha de trigo e o fermento. Ligar e selecionar o ciclo massa.
Quando os ingredientes estiverem misturados, acrescentar as passas escorridas e o alecrim . Quando o programa terminar, despejar a massa em superfície bem enfarinhada, abaixar para tirar o ar e deixar descansar por cerca de 10'. Dividir em duas partes e dar a forma de pão redondo, dobrando as bordas da massa para dentro e para o centro, e ao mesmo tempo girando entre as mãos. Colocar em forma baixa, untada e enfarinhada. Deixar crescer por 1 h, em local fresco, mas protegido de correntes de ar. Pulverizar água a cada 20'. Antes de levar ao forno riscar com lâmina ou faca bem afiada  em forma de X ou 2 traços paralelos. O forno deverá estar quente, 200°. Pulverizar água nas paredes do forno. Após 10 ', abaixar para 150° e assar até ficar com a crosta dourada e firme ao toque.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...