Nem sempre conseguimos “viver” um café da manhã. Muito já foi dito sobre a correria da vida atual, mas sabemos que o tempo também é algo subjetivo. Podemos viver uma eternidade em um minuto e vice-versa. Depende de nós. Será que não vale a pena acordar meia hora mais cedo e se presentear com um café da manhã tranquilo, saboreando o prazer de estar à mesa bem acompanhado, de outras pessoas , ou com você mesmo, afinal quer companhia melhor do que você? E não é necessário que se façam grandes preparos, café (prá mim indispensável), manteiga de boa qualidade, talvez uma geléia , se gostar, queijo e uma baguette. Experimente, tenho certeza que seu dia terá outra dimensão.
Essa receita é muito simples e aprendi em um curso do fermento SAF, leva apenas os ingredientes básicos e fica com a casca crocante e muito saborosa.
Ingredientes
Água gelada 300g
Azeite de oliva 10g
Açucar cristal orgânico 5g
Sal marinho 12g
Farinha de trigo para pães 500g
Fermento seco instantâneo 7g
Colocar na cuba da MFP, os ingredientes na ordem acima. Selecionar a função massa e ligar. Ao final do ciclo, colocar a massa em uma superfície enfarinhada, abaixar e deixar descansar por 10’. Dividir em 4 partes e modelar as baguettes, tendo o cuidado de afinar as pontas. Pulverize com água e enfeite com sementes de gergelim. Colocar em tabuleiro de bordas bem baixas, ou se não tiver em uma forma virada ao contrário, bem untado e enfarinhado. Deixar crescer, em temperatura ambiente por 1h.Com uma lâmina ou faca bem afiada faça cortes na superfície do pão. O forno deverá ser preaquecido a 200°. Coloque dentro uma vasilha com bastante gelo para que se forme vapor. Antes de colocar as baguettes pulverize as paredes do forno com spray de água. Feche a porta rapidamente. Pulverize mais 2 ou 3 vezes o pão com o spray de água. Estará bom quando estiver bem dourado, com a casca durinha e emitir um som oco quando batermos com os nós dos dedos. Tire do forno, desenforme sobre uma grade e deixe esfriar.
Nota: A quantidade de vapor no forno é que proporcionará a casca crocante característica desse tipo de pão.
Se não puder utilizar farinha de trigo própria para pães, use uma de 1ª qualidade e acrescente 1 colher de suco de limão ao colocar os ingredientes na máquina.
Minha sogra, boa pedida porque não vem fazer na minha casa?
ResponderExcluir