terça-feira, 13 de setembro de 2011

Couronne o pão em forma de coroa

O Couronne é um pão de origem francesa, que possui massa rústica.Tradicionalmente é feito com o sourdough, quando se deixa a massa levedar lentamente e só depois de dois dias se faz o pão.  Essa receita que fiz hoje é uma versão simplificada adaptada por Sara Lewis, em O Livro dos Pães, da Larousse.

Embora não tenha o sabor tão acentuado dos pães tipicamente rústicos, feitos com a massa fermentada, tem miolo macio e casca crocante e resistente , é muito saboroso e o odor que ele exala enquanto está assando é realmente fabuloso. O iogurte seria o responsável por tal performance. Ele deve ser assado com vapor, o que pode obter colocando uma vasilha com gelo e água dentro do forno quente até que se forne uma nuvem de vapor, antes de colocar o pão para assar e , ainda, pulverizar com um spray de água a  pequenos intervalos, tendo cuidado de não deixar a porta do forno aberta por muito tempo para que o vapor não saia.  É o vapor que vai dar  crocância e rusticidade à casca do Couronne.  Esse pão acompanha muito bem uma sopa e fica delicioso servido em fatias grossas, com uma pasta de alho ou ricota e ervas, e um bom vinho que, afinal,  ninguém é de ferro. Fiz por minha conta algumas modificações na receita da Sara, suprimi o açucar e acrescente creme de leite.

Ingredientes

Água gelada                                         170g

Iogurte integral                                     200g

Sal marinho                                              5g

Creme de leite fresco                   2 colheres

Farinha de trigo para pães                   500g

Fermento seco instantâneo                      5g

Coloque os ingredientes na cuba da MFP, na ordem acima. Selecione o ciclo massa e ligue. Quando  a massa estiver formada, retire da máquina e coloque para crescer em uma vasilha grande, coberta com filme plástico, assim a massa terá mais espaço para crescer. Depois de 1 h, coloque em superfície enfarinhada e tire o ar e deixe descansar 10’. Dê um formato redondo à massa, faça um furo no meio e vá alargando com a mão até que tome a forma desejada.  Transporte para uma forma rasa, tipo de pizza, bem untada e enfarinhada e coloque uma pequena bacia untada com óleo, no meio para conservar o furo central. Deixe crescer por 40’. Faça ranhuras com uma lâmina e leve ao forno preaquecido  a 200° e já com vapor. Depois de 10’, reduza para 180° e asse por mais 25’ ou até que a casca esteja rija e a cor bem dourada.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...