quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Hoje é dia de comer Nhoque da Sorte

 


 

Não sou supersticiosa, não muito pelo menos, mas não custa dar uma mãozinha prá sorte...Ainda me lembro claramente da primeira vez que fiz nhoque, devia ter 14 ou 15 anos e tirei a receita de um antigo D. Benta, lá de 1950. Foi difícil e ficou sem sal, mas aprendi. Desde então faço sempre e vario os ingredientes, às vezes da massa, às vezes do molho. Gosto do mix de batata inglesa e batata doce (que eu adoro) e molho com ricota caseira.Fica delicioso e pode se acompanhar de  uma salada de rúcula, beterraba, salsa , castanha torrada e um pouquinho de maionese e iogurte natural.

Ingredientes

Batata inglesa       700g moldura Sunbonnet 017

Batata doce           400g

Ovo                1 unidade

Manteiga                   30g

250 a 300g de farinha de trigo (vai depender da batata, vá colocando aos poucos)

Cozinhar as batatas inteiras e com casca para evitar que absorvam muita água, o que prejudica o sabor. Esprema ainda quentes. Espere esfriar até amornar, junte então a manteiga, sal à gosto e misture bem. Acrescente o ovo e comece a adicionar a farinha amassando a cada adição até a massa adquirir consistência macia, mas que não grude nas mãos ou na bancada. Enfarinhe a bancada, vá tirando bocados da massa, faça cordões , corte com uma faca também enfarinhada e vá arrumando em um tabuleiro polvilhado com farinha. Se quiser e estiver com tempo frise os nhoques com um garfinho ( ajuda a segurar o molho). Quando todos os nhoques estiverem prontos leve a cozinhar em uma panela grande com agua fervente e temperada com sal. Vá colocando aos poucos e retirando quando subirem à superfície levando a um escorredor de macarrão ou o equivalente que possuir. À medida que forem escorrendo leve a um prato refratário com uma colher de manteiga para que eles não fiquem grudados. Cuidadosamente agite o prato para que todos fiquem envolvidos. Despeje o molho de modo que cubra bem os nhoques, polvilhe com uma mistura de queijo ralado e farinha de rosca em partes iguais e leve ao forno quente para gratinar ( em torno de 20 minutos). Retire quando estiver bem dourado e sirve a seguir. Se quiser decore com azeitonas e manjericão ou sálvia.

Molho com ricota

3 colheres de farinha de trigo

3 colheres de manteiga

3 colheres de cebola micro picada

750ml de leite quente

250g de ricota peneirada

1/2 colher (de chá) de noz moscada ralada

Sal e pimenta à gosto.

Refogue a cebola em 1 colher de manteiga até ficar transparente, adicione o restante da manteiga e a farinha de trigo mexa até que fique tudo dourado. Acrescente o leite e mexa sem parar com um fouet para que não encaroce.Quando ferver, abaixe o fogo e mexendo sempre acrescente a ricota e a noz moscada. Ponha então o sal e pimenta( se quiser usar) , prove e acerte a seu gosto. O molho está pronto.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...