quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Pão com canela e especiarias

 

Além de bonito, esse pão é muito saboroso e é feito com a mesma massa que utilizo para fazer o pan de mie. É uma massa enriquecida com manteiga e um pouco mais de açucar, não chegando porém a ficar adocicado, o que proporciona contraste de sabor com o recheio de especiarias. Esse pão não deve ser cortado no mesmo dia, já que a massa é muito delicada. Desenforme e deixe descansar por uma noite.

pão de canela 013

Esse da foto guarneci com gergelim preto, mas pode-se usar outra semente, ou não usar nada, deixando-o com a crosta lisa. A receita é do livro  Baking Artisan Bread, de Ciril Hitz.

Ingredientes

Leite integral                                       400g

Sal                                                         16g

Açucar                                                   26g

Manteiga sem sal  amolecida               120g

Farinha de trigo para pães                  666g

Fermento seco instantâneo                     7g

Coloque os ingredientes na ordem acima, na cuba da MFP, selecione o ciclo massa e espere o término. Despeje a massa em superfície enfarinhada , tire o ar e deixe descansar por 10’..

Prepare o recheio:

Ingredientes

Açucar cristal                                        100g

Canela em pó                                           5g

Cardamomo moído (opcional)                  1g

Cravo em pó (opcional)                            1g

Misture bem todos os ingredientes

Abra a massa com rolo, formando um retângulo de 46cm x 30cm. Espalhe a mistura de especiarias sobre a massa aberta. Enrole como um rocambole, pressionando delicadamente a cada volta. Feche bem as extremidades. Coloque em forma para pão de forma untada e enfarinhada. Deixe crescer por 1h, coberto com um plástico. Antes de levar ao forno pincele com um ovo ligeiramente batido com 2 colheres de água e se quiser enfeite com sementes ou castanhas picadas. Forno preaquecido a 200°, nos primeiros 10 ‘. Reduza para 180º e continue a assar cerca de mais 20’. Coloque a forma sobre uma grade e espere em torno de 15’ antes de desenformar. Depois de tirar da forma coloque novamente sobre uma grade e deixe esfriar completamente. Não cubra e deixe para cortar no dia seguinte.

Nota: O cardamomo dá um toque especial ao recheio. Se quiser um sabor mais suave, dispense o cravo em pó, ou use só uma pitada.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...