segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pão francês, continuando…

 

Pronta a biga, passemos ao pão .Coloque na MFP os ingredientes da massa, na ordem abaixo.

Ingredientes

Água fria                                           290g

Sal marinho                                         12g

Farinha de trigo para pães                410g

Biga

Selecionar a função massa e ligar. Quando a massa estiver pronta, retirar da cuba e colocar em uma tigela com espaço para crescer. Cobrir com filme plástico untado  e deixar descansar por 2 h. Lembrar de sempre deixar em local fresco, com temperatura entre 24° e 26° e livre de correntes de ar, para não roubar umidade da massa. Depois de crescida, colocar a massa em uma superfície bem enfarinhada , abaixar e esperar 10’. Dividir em pedaços iguais , modelar e colocar em tabuleiro de laterais baixas, untado e enfarinhado.              Borrifar com spray de água e deixar crescer por 1h. Se a umidade do ambiente estiver baixa, é recomendável borrifar água mais 2 vezes durante o processo de crescimento.

.

 

 

 

 

 

Ligar o forno com antecedência e colocar uma vasilha com gelo para formar vapor. Quanto mais vapor houver no forno, mais crocante ficará a casca do pão A temperatura deverá ser 250°. Levar a assar e após 15’, reduzir para 200° e deixar mais 10’. Durante o tempo que estiver assando borrifar com o spray de água por 2 vezes. Tirar do forno, colocar sobre uma grade para esfriar.

O resultado desse pão é muito bom, a crosta fica bem crocante e o miolo típico dos pães de fermentação lenta. Só é preciso praticar a paciência, como para tudo que vale a pena na vida.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...