sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pão francês, receita com toque brasileiro…

 

Antes de começar a receita é bom verificar se há gelo pronto, vai precisar para fazer vapor no forno, e também um spray de água. Prepare o mise en place e tenha em mente que o pão francês artesanal exige um pouco de paciência. Lembre também que os ingredientes, inclusive os líquidos devem ser pesados e não esqueça de usar a função tara.

Ingredientes

  • Água fria                            350g
  • Açucar cristal                       15g
  • Manteiga sem sal                   5g
  • Sal marinho                            9g
  • Farinha para pães              500g
  • .Fermento seco instantâneo   8g

Em uma tigela coloque 150g de farinha, o fermento e misture bem. Acrescente então 100g de água e mexa até formar uma massa.Cubra com filme plástico e deixe descansar por 30’. Passado esse tempo coloque o restante da água, o sal, o açucar e a manteiga na cuba da máquina. Acrescente a farinha e por cima a massa de fermento.Escolha a função massa e espere parar. Retire da cuba, coloque em uma vasilha que tenha bastante espaço para a massa crescer. Cubra com filme plástico untado e deixe crescer em local fresco, mas protegido de correntes de ar por 1h.pão francês 006

Coloque sobre superfície enfarinhada, abaixe, e divida em pedaços de cerca de 40g.

                      pão francês 018

Quando terminar de dividir e seguindo a mesma ordem, vá abrindo as bolinhas e círculo, vire as duas bordas para dentro e enrole os pãezinhos. Coloque em assadeira de bordas baixas, untada e enfarinhada. Quando terminar, pulverize um pouco de água com o spray e deixe crescer  por 50’. Antes de levar ao forno faça estrias com uma  lâmina.  O forno deverá ser preaquecido a 220°, quando estiver quente coloque uma vasilha com bastante gelo dentro para que se forme o vapor. Não fique muito tempo co a porta do forno aberta para o vapor não escapar. Durante os primeiros 15’, pulverize o pãp com o spray de água por 3 vezes. Reduza então a temperatura para 180°. Quando estiver com a crosta dourada está pronto. Retire do forno , coloque sobre uma grade e deixe esfriar . Nunca corte um pão logo ao sair do forno, pois interromperá o processo de assar e o ar escapará, murchando o pão.

                                        

 

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...