terça-feira, 27 de setembro de 2011

Pão integral com jeitinho de criança…

 

Amo pão integral, não que não goste de todos os outros tipos de pão, mas o pão integral é realmente o campeão da minha lista.Pão integral 020Fico então sem palavras quando até adultos me dizem não gostar de pão integral. Se adultos não gostam o que dirão as crianças, então?. Como chamar a atenção da criança para comida saudável? Com boa apresentação…  Tenho certeza, que aquele pão integral em formato de pão de forma, comprado no supermercado, não possui tem nenhum atrativo para a criançada. É escuro, seco, mal acabado e sem gosto.

Resolvi então dar uma leve incrementada em uma de minhas receitas de pão integral e assei na forma de muffins, mas também poderia ser em forminhas de empada, ou outra também de formato interessante.

Ingredientes

Água fria                                    270g

Iogurte natural integral              220g

Sal marinho                                   6g

Açucar mascavo orgânico           30g

Cacau orgânico                           10g

Manteiga sem sal                        30gMassa ao ser retirada da MFP

Farinha integral fina                  140g

Farinha de trigo para pães        600g

Linhaça                               1 colher

Mix de especiarias               1 colher de chá

Usei pimenta da jamaica, anis, canela e cardamomo.

Colocar os ingredientes na cuba da MFP, seguindo a ordem acima. Escolher a função massa e ligar. Quando a massa estiver pronta, ponha para crescer em uma tigela untada,coberta com filme plástico também untado.

Se quiser pode deixar crescer na MFP, eu prefiro tirar porque na minha região é muito quente, então não é necessário manter-se o equipamento ligado para manter a temperatura e por outro lado, a massa se desenvolve melhor em uma vasilha que tenha mais espaço livre.Massa após 1h de fermentação

Deixe crescer por 1 h, em local fresco, a temperatura deve estar sempre entre 24° e 26°. Colocar a massa em superfície enfarinhada, abaixar e esperar 10’.

Dividir a massa, e bolear na mesma ordem em que foi dividida. Colocar então em forma de muffins ou de empadas, bem untadas e enfarinhadas.Pão integral 013                                                  Deixe crescer por 50’, em local protegido de correntes de ar. Preaqueça  o forno a 220°.   Após 10’, reduzir para 200° e assar por mais 20’.

Tirar do forno e pincelar com manteiga. Desenformar e colocar sobre uma grade para esfriar.

O aroma do cacau, combinado com  o das especiarias se espalha pelo ar, junte-se isso ao formato delicado do pão e ninguém se recusará a provar, adulto ou criança.Pão integral 015

Fica com miolo bem macio e aerado.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...