Parece que as mangas chegaram mais cedo este ano. Deve ser o calor escaldante que paira sobre o Centro Oeste. No mês passado, olhando o quintal, observo uma altercação entre as galinhas, chego perto e vi que disputavam uma manga recém caída e que parecia estar deliciosa, pena que cheguei tarde. Mas o incidente me deu uma idéia. Fazer um pão com recheio de doce de manga, dos vidros que ainda tenho estocados da safra passada. Se bem pensei, melhor agi, e pus imediatamente a mão na massa, literalmente. Preparei minha massa padrão para pão doce. Entre as várias receitas que vamos colecionando ao longo da vida, sempre temos aquela que mais nos apetece e que volta e meia fazemos. E variando a forma de moldar, é como se a cada vez fosse uma nova receita.
O doce de manga emprestou ao pão um sabor diferente e muito agradável, mas também pode ser substituído, na falta dele, por uma geléia de damasco ou o doce da preferência de cada um, desde que não seja carregado no açucar.
Ingredientes
Água 200g
Sal marinho 7g
Açucar cristal orgânico 120g
Manteiga sem sal 100g
Ovos 1 ovo inteiro e 2 gemas
Farinha de trigo para pães 600g
Fermento seco instantâneo 16g
Colocar os ingredientes na ordem acima na cuba da MFP e utilizar o ciclo massa até o final. Colocar a massa em superfície enfarinhada e abrir com um rolo até formar um retângulo de 40cm x 30cm. Espalhar o doce de manga generosamente, tendo o cuidado de não espalhar até as bordas. Enrolar com cuidado, fechando bem as extremidades.
Preparar uma forma, de preferência de fundo falso, untando e forrando o fundo com papel manteiga, também untado e enfarinhado. Cortar, então o rolo formado pela massa em fatias de 2cm de largura e arrumar na forma, deixando um pequeno espaço entre elas. Cobrir com um filme plástico e deixar crescer por cerca de 1h30min.
Levar a assar em forno preaquecido a 200°. Após 10’ reduzir para 180°, e assar por mais 25 a 30 min, depende do forno. Quando estiver pronta vai ficar bem dourada e firma ao toque.
Deixe descansar sobre uma grade para esfriar um pouco. Se a forma for de fundo falso é só apoiá-la sobre uma lata que soltará e assim poderá esfriar mais depressa. Caso contrário espere mais um pouco porque o recheio permanece quente por algum tempo podendo queimar ao tentar desenformá-lo antes de esfriar totalmente.
Esta receita é diferente e uma boa sugestão, para aproveitarmos ainda mais o sabor delicioso da manga.
ResponderExcluir