Para obtermos sucesso em qualqueratividade na vida, precisamos em primeiro lugar nos organizarmos e estabelecer objetivos. Daí passamos a traçar e trilhar os caminhos que vão nos levar a efetivamente chegar lá. Separar os retalhos por tamanho e utilização é um deles. Há aqueles de tamanho médio, que podem ser aproveitados em uma colcha ou outro trabalho de “scraps”, ficam lindos.
Há os pequenos, que podem ser utilizados para fazer fuxicos e aplicações em tamanhos maiores e há os micro, que servem para completar e complementar as pequenas partes de um appliqué.
Vamos separá-los então, em caixas, eu uso as de sapato, e deixo juntos os que servem para fazer folhas, flores, bichinhos etc.Quando estiver sem fazer nada, apenas vendo TV, vá cortando e fazendo fuxicos. Guarde-os em uma caixa e quando precisar decorar algum trabalho, eles já estarão prontos. Faça-os em diversos tamanhos e cores.
Nunca, jamais, saia para comprar tecidos sem verificar antes tudo que você tem em casa e isso inclui principalmente os retalhos.
Quando for montar um bordado, comece procurando nas caixas de retalhos pequenos e só depois passe às outras, assim você fará um melhor aproveitamento, ao mesmo tempo eliminando primeiro os menores.
Outra idéia é guardar separado as tiras que sobram , elas podem ser aproveitadas em barras ou em um trabalho com Log Cabin, vá juntando as tiras e quando tiver uma quantidade razoável, separe as cores e comece um projeto.
Odette,fico sempre encantada quando visito o seu blog.
ResponderExcluirObrigada pelas preciosas dicas!
Cristina
Odette,
ResponderExcluirObrigada pelas preciosas dicas que venho recebendo no seu blog.
Obrigada, fico feliz em poder ajudar, quero contar sempre com a opinião de vocês. Abraços
ResponderExcluir