Toda quilter que se preza tem um cesto de retalhos. São sobras de trabalhos que vão se acumulando . Ao adquirir um tecido sempre acrescentamos um pouco a mais na metragem como margem de segurança. E depois vamos colecionando as sobras, às vezes organizadas, outras não. Depende também da personalidade de cada um. O certo é que ao final de algum tempo nos assustamos com a quantidade de retalhos e ficamos em dúvida sobre o que fazer com eles. Por muito tempo ocupei minha mente pensando, pesquisando e inventando as mais diversas maneiras de organizar e aproveitar melhor as sobras. Antes de tudo, precisamos manter um controle sobre os dito cujos scraps, já que eles tendem a crescer , se misturar e teimam em nuca estar onde os procuramos quando estamos com pressa e necessitamos urgentemente de um retalhinho para completar um bloco.
Primeiramente escolha recipientes adequados para guardar seus scraps, caixas e gavetas ou recipientes que fiquem bem fechados, são uma boa escolha, pois ficarão protegidos da poeira e da luz.
Separe por tamanho, grandes, médios e pequenos, segundo seu próprio sentido de utilização, o que é muito subjetivo. Depois, separe cada uma das divisões anteriores em cores. Para facilitar faça apenas 2 divisões, cores claras de um lado e escuras de outro. É Um bom começo. Agora, passe tudo a ferro e dobre, além de diminuir o volume, vai facilitar na hora de procurar o que precisa. Dobre cada retalho individualmente e vá colocando no recipiente escolhido, lado a lado, e não um em cima do outro, facilita a procura. Rotule tudo, fica mais funcional. Por exemplo : - Tecidos para aplicações , tecidos para molduras, tiras de tecido etc. Além de dar um visual mais limpo e organizado ao seu local de trabalho, sua vida vai ficar muito mais fácil.
À medida que seus retalhos forem se multiplicando é só fazer novas divisões, lembrando de guardar tudo bem passado e dobrado.
Gostei da sugestão dessa sugestão, pq assim tudo fica bem organizado e fácil de encontrar o que é preciso.
ResponderExcluirQue bom que gostou...
ResponderExcluir