segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Bolo de Amor, o bolo da D. Ana

 

 

bolo de amor 005Minha mãe, a D. Ana,  não gostava de cozinhar, fazer comida do dia a dia. Mas era perita em bolos, biscoitos, pão de queijo, biscoito de queijo, rosquinha, pizza e outros agrados para as netas e bisnetos.

Como todo mundo ela também tinha sua receita preferida de bolo e o nome era Bolo de Amor. Essa receita foi publicada, me parece, entre 1955 e 1957, em uma daquelas revistas mensais que se adquiria por assinatura, tipo Família Cristã. Se não me engano o nome era “Nosso Amiguinho”. Posso estar enganada, afinal quando ouve-se várias vezes a mesma estória, acabamos deixando de prestar a devida atenção e os detalhes acabam se perdendo no tempo. Tenho certeza que assinávamos a revista, mas não sei se ela trazia receitas, parece que não combina com o nome.

O certo é que depois de testar a receita do Bolo de Amor, ele passou a ser o bolo oficial em nossa casa. À receita básica ela acrescentava  chocolate,  e virava marmorizado. Substituía o leite de vaca por leite de coco e juntava um pouco de coco  ralado. e estva pronto um delicioso bolo de coco. Às vezes era recheado com um creme de coco, por sinal delicioso, que era feito sempre com o coco natural, ralado na hora. Nunca era usada margarina, sempre manteiga.Os ovos, caipira para que o bolo ficasse amarelinho. Nem tudo pode se feito nos dias  hoje, mas procurei ser o mais fiel possível. As medidas eram em colheres , as chamadas ” colheres de mãe”, medi cada ingrediente e pesei para que ficasse mais padronizado.

Ingredientes

Açucar cristal                                   350gbolo de amor 004

Farinha de trigo                               350g

Amido de milho                                  50g

Manteiga com sal                            150g

Ovos  grandes                       6 unidades

Extrato de baunilha                   1 colher

Leite integral                                  400ml

Fermento em químico em pó             10g

Esse bolo era batido à mão, modernizei e faço na batedeira. Coloque na tigela a manteiga em temperatura ambiente e o açucar. Bata até o ponto de creme, acrescente as gemas e continue batendo. Ficará um creme claro e fofo. Acrescente alternadamente o leite com a baunilha e a farinha previamente peneirada com o amido e o fermento, misturando com um fouet ou uma pá. Bata as claras em neve e agregue delicadamente à massa, cuidando para que não se perca o ar. Faça movimentos de baixo para cima.. Coloque em forma bem untada e enfarinhada e leve a assar em forno preaquecido a 180° por cerca de 40’.Teste com o palito.  Deixe esfriar por 10’ sobre uma grade e desenforme.

O aroma desse bolo é excepcional, e casa muito bem com chá, café, sucos, sorvete e o  que a imaginação mandar.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...