sábado, 8 de outubro de 2011

Bolo de chocolate com manga

 

Continuando a explorar maneiras de bem aproveitar as mangas do meu quintal, pensei em unir duas paixões chocolate e manga. Assim resolvi fazer um bolo de chocolate com manga. Pensei num bolo onde os dois sabores se sobressaíssem, mas ao mesmo tempo fizessem uma alquimia perfeita, deixando na boca um urgente pedido de “quero mais”.

Comecei preparando as mangas. Teriam que mostrar todo o sabor que o tempo quente e a baixíssima umidade do ar concentraram em suas polpas. Descasquei  2 kg  de mangas, mesclando algumas mais maduras, porém firmes, com outras nem tão maduras. Cortei em fatias e arrumei bem juntas, mas sem sobrepô-las, em um tabuleiro de bordas bem baixa (tipo forma de pizza), forrado com papel alumínio. Acrescentei 2 anis estrelados e um pau de canela para perfumar. Aqueci o forno a 200° e coloquei as mangas.  Após meia hora reduzi para 100°, virei as fatias e deixei por 1 h. Desliguei o forno e deixei até o dia seguinte. Ficou delicioso, com a evaporação da parte líquida da fruta, o açucar natural se concentrou. Não ficou seca como acontesse com as frutas desidratadas que compramos, guardou um pouco de umidade. Cortei em pedaços menores, mas não mínimos, para que sentisse, ao degustar o bolo, pedaços de manga e não purê de manga.  Reservei junto com a leve calda que se formou na forma.

Ingredientes do bolo

Farinha de trigo                             300g

Amido de milho                                50g

Fermento químico em pó                 10g

Cacau orgânico                              100g

Óleo de milho                                 200m

Ovos grandes                             3 unidades

Manga madura picada                    500g

Açucar cristal                                  200g

Unte e enfarinhe uma forma redonda de fundo falso.

Em uma tigela peneirar juntos a farinha, o amido, fermento e cacau. No liquidificador colocar os ovos inteiros e bater por alguns segundos. Acrescentar a manga ,  o óleo e o açucar e bater até ficar completamente homogêneo.  Despejar aos poucos sobre a mistura de farinha , misturando com um fouet ou colher,  para ficar uma massa lisa.. Colocar metade da massa na forma, por cima espalhe a manga reservada, formando uma camada grossa. Acrescentar o restante da massa e levar a assar em forno preaquecido a 180° por cerca de 45’ (depende so forno, mas cada um conhece o seu).Tire do forno e deixe esfriar um pouco sobre uma grade. Desenforme. Eu uso o método de colocar a forma sobre uma lata de leite em pó e esperar um pouco, logo a lateral da forma cai e é só passar una espátula por baixo do bolo e levá-lo para o prato onde se deseja servir.

Fiz uma cobertura de ganache na proporção de 200g de choco meio amargo para 100g de creme de leite. Aqueci o creme de leite no microondas e acrescentei o chocolate picado mexendo até dissolver por completo. Para um toque especial juntei 2 colheres de licor de cacau. Despejei sobre o bolo aleatoriamente, de maneira  a deixar algumas partes cobertas e outras não e polvilhei com cacau em pó.

O sabor ficou como tinha imaginado, com o gosto marcante de chocolate que o cacau proporciona e a manga se destacando doce e úmida.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...