segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Happy Halloween ou um delicioso bolo fantasma.

 

Muito embora celebrado no hemisfério norte, principalmente nos países anglo-saxônicos, desde a antiguidade, essa festa só chegou aos trópicos mais recentemente, trazida principalmente pelas escolas de inglês e devido ao intercâmbio estudantil com os EUA .Para nós,habitantes do lado de baixo do Equador, a simples menção da palavra bruxa já trazia arrepios, talvez resultado de nossa colonização, ou por falta de curiosidade do povo, que acomodado, se deixava levar pela classe dominante  e ia vivendo e cultuando o medo.

Estamos vendo no que resultou esse medo, essa falta de coragem de ir atrás das raízes dos mitos. Enquanto lá em cima eles progrediam, nós nos contentávamos com os restos. Levou tempo para entender que também temos capacidade e que podemos dar nossos próprios passos.

Entendo o Halloween, não o de agora, mas o da antiguidade, como uma comemoração de agradecimento talvez pelas colheitas, pela proteção que se julgava obter através dos mortos, ou mesmo um culto aos antepassados. Não creio que houvesse nada de mal no agradecimento seja a deuses pagãos ou não. Afinal era o que conheciam. Desde os primórdios os povos invasores dominavam os invadidos e procuravam de toda forma apagar suas crenças para então exercer masi facilmente seu poder de dominação. Mas esse é assunto para outro dia. Hoje o que interessa é falar de Halloween. Faço uma analogia, se a festa era para agradecer os alimentos, que sempre foram de grande importância em qualquer época, logo as chamadas bruxas, com seus caldeirões e vassouras deveriam ser excelentes faxineiras e cozinheiras, portanto ótimas donas de casa.

Li em algum lugar que a comida feita por uma bruxa ou bruxo ( não vamos discriminar), é sempre mais saborosa porque eles usam a intuição na hora de temperar. Todos sabem que bruxos são dotados de sexto sentido e que eles se reconhecem mutuamente. Ai, que medo!!!

Não tenham medo do bolo, o fantasma foi feito com leite de coco e leite condensado.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...