segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Appliqué, dúvidas e mais dúvidas.

 

Muitas têm sido as dúvidas sobre o appliqué, a começar pelo nome. O appliqué nada mais é do que a antiga técnica de aplicação que mudou de nome, foi afrancesada, mas é a mesma do tempo da vovó. Até os pontos continuam os mesmos, e se sobreviveram por tanto tempo é porque funcionam. É claro que hoje existem as sofisticadas máquinas que bordam com perfeição e com incrível rapidez. Mas, convenhamos, um bordado à mão tem sempre mais valor, além do mais é uma maneira de ocupar algum tempo ocioso. Eu, por exemplo, não consigo ver tv com as mãos vazias, acho um grande desperdício, então tenho sempre preparado algum bordado para fazer nessas horas.Uma maneira de organizar melhor o tempo é tirar um dia para escolher riscos, selecionar tecidos, montar uma porção de aplicações e ir bordando à medida que o tempo surgir.

A grande revolução na técnica de aplicação aconteceu com os facilitadores que surgiram principalmente com a maior difusão do patchwork aqui no solo da Pátria Amada. Primeiro foram as colas de tecido, os sprays de adesivo temporário, as entretelas com uma face colante e depois a grande descoberta - as entretelas dupla-face. Falando assim parece fácil, mas demorou um pouco. Até alguns anos atrás só se conseguia comprar a famosa Heatn Bond, nas grandes cidades, onde havia lojas que importavam o produto, aqui no coração do Brasil nem pensar. Os lojistas até riam da gente, pensando que éramos malucas ao pedir que comprassem tal apetrecho. Assim ainda tínhamos que pagar frete.

figos, mudas etc 040

Felizmente os mal reconhecidos pesquisadores brasileiros houveram por bem nos presentear com uma entretela dupla-face, genuinamente nacional e que funciona às mil maravilhas, além do excelente custo-benefício, comparada com as similares importadas, é a Teclabel.

Como ainda tenho alguns metros da iimportada pude fazer essa semana uma comparação entre as duas.

Para não me alongar demais, farei outro post sobre o assunto, por ora passo o  link  de um vídeo que o Sr. Renato Samarco, do departamento de vendas da TECLABEL, gentilmente me enviou e permiitiu a publicação.

Meus agradecimentos a ele, que prometeu mandar outros.

http://www.youtube.com/watch?v=PwaJVgeqiKw&feature=channel

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...