sábado, 5 de novembro de 2011

Bolo de banana da Luci

 

Todo mundo já sabe que tenho uma especial atração por tudo que é feito de banana, principalmente bolo e sorvete, e também que sempre dou meu pitaco nas receitas dos outros. Foi o que acabei de fazer. Essa receita já é deliciosa, mas não pude resistir à tentação de introduzir algumas mui pequenas alterações.

A Luci que me perdoe,  masLuciana Danin e Mel as alterações vieram bem a calhar, e o que parecia impossivel aconteceu, o bolo ficou melhor ainda.

Ingredientes

Banana prata bem madura         4 unidades

Ovos                                           4 unidades

Óleo                                           1 xícara

Açucar cristal                            1 xícara

Açucar mascavo orgânico         1 xícara            

Farinha de rosca                    2 1/2 xícaras

Canela em pó                          1 colher

Fermento químico em pó          1 colher

Uva passas escuras                 1/2 xícara            

Frutas cristalizadas                   1/2 xícara

Castanha do Pará fatiada         1/2 xícara

Agora minhas alterações.Na receita original são 2 xícaras de açucar comum, como adoro açucar mascavo mudei para meio a meio.  Além da canela em pó, acrescentei 1 colher de café de pimenta da Jamaica , 1 colher de chá de cardamomo e 1 pitada de cravo , todos moídos e misturados à canela.

Usei uvas passas claras, 1 xícara e 1/2 de ameixas, demolhadas em 3 colheres de vodka.Como não tinha castanhas do Pará, substitui por castanhas de caju. Acrescentei 1/2 xícara de gotas de chocolate amargo.

Bater no liquidificador as bananas, os ovos e o óleo. Passar para uma tigela e acrescentar o açucar, a farinha de rosca, as especiarias e o fermento. Por último misturar delicadamente as frutas , metade da castanha e as gotas de chocolate.

Untar uma forma e polvilhar com açucar e canela. Colocar a massa e enfeitar com o restante das castanhas. Forno preaquecido a 180° por 40 ‘.

O aroma desse bolo é delicioso, mescla a banana com as especiarias e o açucar mascavo.Vai muito bem com café, chá ou o que quiser. Só não estraguem com refrigerante que é excessivamente doce e impede de sentir os sabores do bolo.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...