Pelas cobranças que recebi sobre a receita, desconfio que haja mais bruxas do que imaginava e todas ansiosas para fazer o bolo do fantasma.
E acreditem, realmente ficou muito bom, devo porém avisar que é um bolo para chocólatras, quem está acostumado com achocolatados talvez ache o sabor um pouco forte. Agora, para quem ama chocolate é um manjar dos deuses.
Adaptei mais ou menos a receita do famoso Nega Maluca, utilizando como medida uma xícara de 250 ml.
Ingredientes
Ovos 3 unidades
Farinha de trigo 2 1/2 xícaras
Amido de milho 1/2 xícara
Açucar cristal orgânico 2 xícaras
Óleo de milho 1/2 xícara
Leite integral quente 1 xícara
Chocolate em pó 50% 1/2 xícara
Cacau orgânico 1/2 xícara
Nescafé Tradição 2 colheres
Fermento químico 1 colher
Peneire juntos a farinha, o amido, o chocolate , o cacau e o Nescafé.Bata no liquidificador os ovos, acrescente o óleo e o açucar e bata até o açucar está dissolvido,junte o leite. Vá despejando aos poucos sobre a mistura de farinha e chocolate, mexendo com um fouet ou espátula, de maneira que fique bem uniforme. Por último junte o fermento e misture delicadamente. Leve a assar em forma bem untada e enfarinhada. Usei uma redonda de fundo falso, untada e forrada com papel manteiga, também unado, apenas para facilitar na hora de desenformar. O forno deverá estar quente a 180°. Asse por cerca de 40 a 45’.
Enquanto assa, prepare a calda e o recheio e cobertura.
Calda – Misture bem 1 vidro de leite de coco com 4 colheres de leite condensado, Nestlé, por favor, os outros são muito doces.
Castanhas ou nozes para polvilhar (usei castanhas de caju)
Recheio e cobertura
Leite condensado 1 lata, menos as 4 colheres da calda.
Cacau orgânico 4 colheres
Chocolate em pó 50% 4 colheres
Manteiga sem sal 1 colher
Mel de abelhas 1 colher
Nescafé Tradição 1 colher
Extrato de baunilha 1 colher
Misture os ingredientes, com exceção da baunilha e leve ao fogo brando mexendo sempre até o ponto de brigadeiro mole. Tire do fogo e acrescente a baunilha.
Desenforme o bolo, corte ao meio e coloque uma das partes em uma bandeja ou prato de servir. Com um pincel culinário umedeça o bolo com a calda. Espalhe uma parte do recheio e salpique as castanhas picadas. Cubra com a outra metade do bolo, espalhe o resto da calda, o restante do recheio e castanhas. Deixe descansar um pouco antes de servir para que a calda seja bem absorvida. É um bolo úmido.
Fiz este bolo, é uma delícia, podem confiar.
ResponderExcluir