Não resta a menor dúvida que a cada dia nos sentimos mais reféns da escassez de tempo, não há o que fazer, a não ser nos adaptarmos . A praticidade é uma das formas de enfrentarmos o problema e é aí que aconselho, quanto menos babados, melhor. Babados, tiras bordadas, enfeites de material misto, laços, fitas, tudo isso exige tempo na hora de lavar e passar a roupa do bebê. Uma manta com babado de bordado inglês é linda, mas se estiver mal passada fica horrível, demonstrando desleixo e falta de cuidados. Portanto, se você não tem muito tempo disponivel, faça sua opção por uma enxoval mais prático, e com prático não quero dizer sem graça. Uma moldura de tecido alegre, de qualidade, vão tornar uma manta agradável à vista, ao tato, e principalmente fácil de cuidar. Lembrem-se, roupa de bebê precisa ser lavada e passada constantemente.

Para quem pediu um PAP sobre mantas, aí vai, espero que seja esclarecedor, caso contrário, escreva novamente.
Depois que o tecido escolhido foi molhado e passado, cortar no tamanho desejado, não esquecendo de acrescentar margem para as costuras ( em torno de 1cm em toda a borda). Escolher então a largura da moldura, que vai depender exclusivamente do gosto pessoal de cada um. Pessoalmente utilizo entre 7 e 9 cm, ficando a moldura depois de pronta com 5 a 7 cm.

O comprimento de cada moldura deve ser exatamente o mesmo da manta. Estenda a manta sobre uma mesa e disponha as tiras das molduras nas bordas.
Sobreponha os cantos. Coloquei tiras em cores diferentes para evidenciar o encontro nos cantos.

Marque o final de cada tira com uma régua formando um ângulo de 45° . Se quiser passe um traço para facilitar na hora de costurar.
Marque, passando a ferro.

Costure à máquina, abra as costuras, passe e apare as sobras, deixando apenas uma margem .
Faça assim nos 4 lados.Estenda então a manta sobre a superfície de trabalho, com o avesso para cima. Se for forrar sobreponha o tecido do forro, com o lado direito para cima. Cuidadosamente coloque

Passe uma costura por toda a manta, prendendo a moldura. Vire pa o lado direito e passe a ferro. É preciso cuidado ao passar para não esticar as bordas, pouse o ferro delicadamente sobre a peça.

Ajeite a moldura, vire a borda para o lado de dentro, passe a ferro, alfinete e se for o caso, alinhave. Passe então uma costura rente à borda , prendendo e fazendo o acabamento.
Não tenha pressa de terminar uma peça, o acabamento é muito importante e se mal feito vai estragar todo o trabalho.
Não se esqueça de passar a ferro após cada etapa para que as costuras fiquem bem assentadas.
À propósito as imagens estão na ordem para a realização do trabalho.
Sugestão:
ResponderExcluirEnumere o passo a passo, pq se alguém tiver dúvida fica mais fácil identificar. Eu por exemplo tive dúvida.