terça-feira, 15 de novembro de 2011

Pão de aveia e milho

 

É mais do que sabido que gosto de coisas saudáveis, naturais, saborosas  e que não engordem, nessa ordem. Sendo assim estou sempre estudando uma maneira inventar receitas que sejam agradáveis à vista e ao mesmo tempo não nos deixe com a consciência pesada ao saboreá-las. Então vou acrescentando fibras , diminuindo a quantidade de sódio, aumentando a dose de amor quando estou manuseando os ingredientes etc.

Também não gosto de desperdícios, imagino que se eu fizer a minha parte, posso não mudar o mundo, mas dormirei  mais tranquila ( cadê o trema?, eu adorava trema). Dessa vez era o fubá a bola da vez. Comprei 1 kg, ainda tinha um pouco em casa e ganhei 2 . Os produtos naturais por não terem conservantes não possuem a durabilidade dos industrializados, têm que ser utilizados logo. Qual a solução? Bolo de milho, pão de milho… mas quem é que suporta comer sempre a mesma coisa? Dizem que passar a semana comendo a mesma coisa todo dia é bom para emagrecer, deve ser porque depois do 3º dia não se come mais nada. A solução foi inventar moda, deu certo, ficou bonito, gostoso e saudável, quanto a engordar não sei, é só não exagerar. A textura é  macia, é rico em fibras, acompanha bem um chá , um café ou um chocolate quente, meu preferido.

Ingredientes

Água fria                                           500g

Sal marinho                                         16g

Leite em pó                                         40g

Açucar  cristal orgânico                      30g                       

Manteiga sem sal                             100g

Farinha de trigo para pães               800g

Aveia em flocos grossos                   100g

Fubá de moinho                               150g

Fermento seco instantâneo               16g

A maneira de fazer os pães na MFP é sempre a mesma, então não vou ser repetitiva, é só colocar os ingredientes na ordem, selecionar o ciclo massa, ligar, modelar , deixar crescer e levar a assar.  Como muitas pessoas não possuem MFP e perguntam se o resultado é o mesmo se for feito manualmente, tenho testado cada receita fazendo ao mesmo tempo na MFP e misturando na batedeira e depois sovando com as mãos. Não vi diferença, a não ser a praticidade que a MFP proporciona, principalmente para quem não tem muito tempo disponível.

Depois de modelar, pincelar com leite e salpicar aveia em flocos inteiros.

Dicas – Quando usar o sal comum no lugar do marinho, diminua a quantidade pela metade.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...