domingo, 20 de novembro de 2011

Pão de canela , passas e castanhas

 

Há certos ingredientes que combinam entre si com uma perfeição inacreditável. Pode-se dizer que são almas gêmeas. Por exemplo, maçã com canela, banana com passas, banana com canela,  nozes com chocolate, passas com vinho do Porto, chocolate com tudo…

Durante os exercícios de caminhada ou corrida, algumas pessoas ouvem música, outras aproveitam para rezar o terço, outras conversam com o companheiro do lado, cada um acha a atividade que lhe dar mais prazer durante esses momentos em que se dedicam a si próprios e à busca de uma vida mais saudável. Eu, não me envergonho em dizer, penso em comidas, em sabores, mais precisamente, ocupo minha mente inteiramente na busca de novas combinações de sabores. E por vezes me surpreendo ao sentir até o cheiro e o sabor de determinadas combinações. 

Foi assim que comecei a amadurecer a idéia de um pão com o aroma da canela (uma de minhas especiarias prediletas), o sabor das passas demolhadas em vinho Madeira e a crocância de alguma castanha. Pensei primeiro em nozes, mas como já tinha aberto um pacote de castanhas de caju para um bolo, decidi aproveitá-las. Sei que há pessoas que não gostam ou não acham correto o uso de bebidas alcoólicas até mesmo no preparo de alimentos. Quando aquecido, o álcool evapora, ficando apenas o chamado “espírito” da bebida, isto é, o sabor. Mas cada um deve seguir suas próprias orientações, assim como tenho minhas convicções, cada um tem as suas e deve seguí-las para ser mais feliz. Se não quiser usar vinho, demolhe as passas em água. O que interessa mesmo é que a combinação dos ingredientes ficou muito boa, bem como a apresentação, a textura e o sabor. Casa muito bem com um chá , muito embora minha primeira escolha seja sempre um delicioso café. Confesso que adoro o cheiro de café e a sensação de bem estar que a cafeína proporciona. Pronto, falei…ou melhor confessei, sou mais uma dependente de cafeína.

Ingredientes

Água fria                              220g

Leite em pó                           10g

Sal marinho                            6g

Manteiga sem sal                 20g

Gema de ovo           2 unidades

Açucar demerara                 60g

Canela em pó      1 colher de chá

Farinha de trigo para pães  500g

Fermento seco instantâneo    12g

Ingredientes para o recheio e cobertura

Castanhas picadas                150g

Passas escuras                     100g

Clara de ovo                 1 unidade

Manteiga sem sal                  50g

Canela em pó para polvilhar

Siga seu modo preferido para fazer a massa. Depois de crescida, coloque sobre uma superfície enfarinhada, abra em forma de retângulo, espalhe uma generosa camada de manteiga. uma de castanhas picadas ( picadas, não moídas), passas previamente demolhadas e polvilhe canela em pó. Enrole como rocambole, fechando bem as extremidades. Coloque em forma de pão ou bolo inglês, pincele clara misturada com 2 colheres de água e polvilhe castanhas picadas .Deixe crescer por 50’ e leve a assar em forno preaquecido a 220º. Após 15’ reduza para 180 graus e deixe por mais 30’, ou até que esteja bem assado. Desenforme e coloque sobre uma grade para esfriar bem.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...