Não há como negar, o famoso pão de hamburguer, além de prático é muito saboroso, uma unanimidade entre crianças, adolescentes e adultos. Tem um visual bonito, aceita uma infinidade de recheios, pode ser saboreado com uma simples fatia de queijo e uma folha de alface para aqueles que estão de dieta , ou podem abarcar uma grande variedade de complementos por aqueles que levam uma vida mais ativa ou sofrem um desgaste maior de energia.
É fácil de fazer e podemos enriquecer a massa com a adição de grãos variados, que de outra maneira talvez deixassem de ser ingeridos. É uma massa leve, fácil de trabalhar efica um pão bem aerado, o que é bom para absorver recheios como maionese e patés. Gosto sempre de mostrar o pão cortado, para que possa se visualizar a parte interna e julgar melhor se a referida massa vai agradar.
Ingredientes
Água fria 220g
Sal marinho 8g
Manteiga sem sal 30g
Leite em pó 15g
Farinha de trigo para pães 500g
Fermento seco instantâneo 8g
Linhaça 2 colheres
Não usei a MFP para fazer esse pão. Misturei os ingredientes na planetária, depejei a massa na bancada enfarinhada e fui sovando e acrescentando mais um pouquinho de farinha quando começava a grudar muito. Sovei por 10 ‘, sempre testando o ponto de véu de glúten, o principal indicador de que a massa está pronta para ser posta a levedar. Coloquei então em uma vasilha bem maior que a quantidade de massa, cobri com um plástico e deixei crescer por 1h30min. Pus a massa na bancada enfarinhada, tirei o ar e dividi em pedaços mais ou menos iguais, se quiser pode usar a balança para que todos fiquem do mesmo tamanho. Modelei, pincelei com 1 clara misturada com 2 colheres de água , polvilhei gergelim com casca e coloquei em assadeiras baixas, untadas e enfarinhadas. Deixei descansar mais 40min. Levei ao forno preaquecido, a 220° por 15min, reduzi para 180 e deixei até que estivessem assados e dourados.
Se quiser congelar, espere que estejam bem frios, embale em saco plástico próprio para congelamernto, ou em papel alumínio e leve ao freezer. Para descongelar é só deixar em temperatura ambiente , fora da embalagem.
Quem come esse tanto de pão? kkkk
ResponderExcluirQual a melhor farinha de trigo para fazer pães?
ResponderExcluir