sábado, 19 de novembro de 2011

Pão de hamburguer

 

 

Não há como negar, o famoso pão de hamburguer, além de prático é muito saboroso, uma unanimidade entre crianças, adolescentes e adultos. Tem um visual bonito, aceita uma infinidade de recheios, pode ser saboreado com uma simples fatia de queijo e uma folha de alface para aqueles que estão de dieta , ou podem abarcar uma grande variedade de complementos  por aqueles que levam uma vida mais ativa ou sofrem um desgaste maior de energia.

É fácil de fazer e podemos enriquecer a massa com a adição de grãos variados, que de outra maneira talvez deixassem de ser ingeridos. É uma massa leve, fácil de trabalhar efica um pão bem aerado, o que é bom para absorver recheios como maionese e patés. Gosto sempre de mostrar o pão cortado, para que possa se visualizar a parte interna e julgar melhor se a referida massa vai agradar.

Ingredientes

Água fria                                         220g

Açucar cristal                                   25g

Sal  marinho                                      8g

Manteiga sem sal                            30g

Leite em pó                                     15g

Farinha de trigo para pães           500g

Fermento seco instantâneo             8g

Linhaça                               2 colheres

Não usei a MFP para fazer esse pão. Misturei os ingredientes na planetária, depejei a massa na bancada enfarinhada e fui sovando e acrescentando mais um pouquinho de farinha quando começava a grudar muito. Sovei por 10 ‘, sempre testando o ponto de véu de glúten, o principal indicador de que a massa está pronta para ser posta a levedar. Coloquei então em uma vasilha bem maior que a quantidade de massa, cobri com um plástico e deixei crescer por 1h30min.  Pus a massa na bancada enfarinhada, tirei o ar e dividi em pedaços mais ou menos iguais, se quiser pode usar a balança para que todos fiquem do mesmo tamanho.  Modelei, pincelei com 1 clara misturada com 2 colheres de água , polvilhei gergelim com casca e coloquei em assadeiras baixas, untadas e enfarinhadas. Deixei descansar mais 40min. Levei ao forno preaquecido, a 220° por 15min, reduzi para 180 e deixei até que estivessem assados e dourados.

Se quiser congelar, espere que estejam bem frios, embale em saco plástico próprio para congelamernto, ou em papel alumínio e leve ao freezer. Para descongelar é só deixar em temperatura ambiente , fora da embalagem.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...