quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Temperança

 

colcha Alice 019

A temperança é uma das minhas palavras prediletas. Sinto um certo deleite ao pronunciá-la como se me envolvesse em graça divina. Mesmo sem levar em conta seu significado, o simples som que ela produz já nos conecta com algo maior ou melhor, como queiram.

Tem origem no latim  temperare , significa equilibrar, temperar, moderar. Tudo a ver com comida, afinal se não equilibrarmos os diversos ingredientes, nunca conseguiremos chegar a um resuiltado perfeito.

Tudo a ver com a vida também, não se pode viver plenamente sem moderação e equilíbrio. A Temperança é uma das virtudes cardinais, ao lado da Justiça, Fortaleza e Prudência.  Pelo menos teoricamente , são essas as virtudes que deveriam nortear o ser humano em sua jornada terrena, ” são perfeições habituais e estáveis da inteligência e da vontade humanas, que regulam os nossos actos, ordenam as nossas paixões e guiam a nossa conduta segundo a razão e a . Adquiridas e reforçadas por actos moralmente bons e repetidos, são purificadas e elevadas pela graça divina”. É isso que aprendemos no catecismo, mas nem sempre é o que levamos pela vida afora. Se vivêssemos todos à sombra dessas virtudes é claro que o mundo não seria essa sucessão de catástrofes e maldades.

DSC01941

Para ilustrar este post  nada melhor do que a flor do maracujá, uma de minhas prediletas, também chamada de flor da paixão e que  traz em si a representação da Paixão de Cristo e cookies, porque afinal ninguém é de ferro, só que os fiz bem pequenos e ao invés de misturar os pedaços de chocolate na massa, coloquei gotas enfeitando. Ficaram bem saborosos e além do mais são pequeninos, matam o desejo com Temperança.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...