quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Uma torta inspirada no sol da Toscana

 

 

Assim como as carnes devem descansar após saírem do forno para que seus sucos refluam e o sabor se acentue, o mesmo acontece com as massas ou com os pães, bolos etc. Não se deve cortar nada fumegando, uma parte do sabor foge com o vapor.Asseguro que com essa torta a tarefa fica difícil,tal o leque de aromas que ela exala ao sair do forno. Mas calma, espere, é preciso um pouco de ar fresco para que a massa se torne mais firme e o recheio adquira a  consistência ideal, bem cremoso.

Prepare a massa antes e leve à geladeira para descansar. Toda massa de torta deve ficar na geladeira para facilitar na hora de abrir e assar.

Ingredientes da massa

Farinha de trigo  branca                   250g

Farinha de trrigo integral                    50g

Manteiga  gelada                              150g

Ovo                                           1 unidade

Sal marinho                       1 colher, das de chá

Corte a manteiga em pedaços e leve todos os ingredientes ao processador e ligue no modo pulsar. Não bata muito, só até a massa começar a formar uma bola.Tire, coloque em um saco plástico e leve à geladeira por pelo menos 1h. Caso vá fazer a massa manualmente, utilize um garfo para misturar, só depois use as mãos que geralmente são quentes e costumam amolecer a manteiga. Massas de torta nunca devem ser muito trabalhadas, só o suficiente para agregar os iingredientes.

Ingredientes do recheio

Azeite de oliva                             3 colheres

Cebola cortada à brunoise         2 unidades

Alho fatiado                                1 dente

Alho poró fatiado                        1 unidade

Abobrinha ralada em filetes        1 unidade

Cenoura ralada em filetes          1 unidade

Cogumelos                                100g

Azeitonas pretas                        50g

Farinha de trigo                        2 colheres

Manteiga                                   2 colheres

Caldo de galinha                      200ml

Creme de leite                          200g

Mix de ervas frescas, usei manjerona, orégano, alecrim, coentro, salsa, cebolinha e sálvia , depende do gosto e disponibilidade de cada um.

Pimenta da Jamaica                 1/2 colher, das de chá

Pimenta ardida, fatiada            à gosto – Se for dedo de moça , 1 é suficiente.

Tomate cereja                          à gosto

Queijo parmesão ralado grosso     à gosto

Os ingredientes estão listados na ordem de ser usados. Comece aquecendo o azeite e refogando a cebola, alho, acrescentando um novo ingrediente quando sentir que o anterior já está refogado, na ordem acima, alho poró, abobrinha, cenoura, cogumelos. Utilize fogo alto para que os legumes não criem água. Em uma frigideira prepare um roux, com a manteiga e a farinha de trigo, até ficar tostada, mas não deixe queimar. Acrescente o caldo de galinha, e mexa até adquirir consistência lisa e junte ao refogado de legumes. Deixe cozinhar um pouco, em fogo baixo, mexendo sempre para não grudar. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite, as azeitonas picadas, as pimentas e as ervas. Coloque em um prato para esfriar mais depressa.

Abra a massa, forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo falso, sem untar. Coloque o recheio e por cima distribua os tomates cortados ao meio. Polvilhe o queijo generosamente e cubra com o restante da massa. Decore à gosto. Pincele com ovo levemente batido com 1 colher de azeite e 1 pitada de sal. Forno quente.

Dicas : Para abrir a massa , coloque-a entre 2 pedaços de plástico, facilita para abrir e colocar na forma.

Para evitar aquela sensação de massa encruada no fundo, após forrar a forma, pincele com clara e leve à geladeira por alguns minutos para selar a massa. Só então coloque o recheio. O tom dourado escuro da crosta da minha torta é porque minhas galinhas comem milho, se usar ovos de granja talvez fique mais clara.

Acreditem, é de comer de joelhos. Quem não tiver impedimentos acompanhe de um bom vinho. As flores orgânicas e comestíveis são de minha horta.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...