terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Bolinho de cenoura

 

Não conheço ninguém que não goste de bolo de cenoura, eu adoro. Mas a gente se acostuma com certas coisas e elas passam a ser tão prosaicas que deixamos de lhes dar o devido valor. Aconteceu comigo e o bolo de cenoura, tornou-se um bolo comum e deixei de dar-lhe importância.Foi aí que algo aconteceu para me sacudir e me fazer ver mais uma vez que as coisas simples quase sempre são as melhores. Fui convidada para uma festa da comunidade, daquelas em que cada um leva um pratinho e partilha-se ao fim. Foi um dia muito atarefado e jamais eu iria a levar algo comprado em padaria. Estava em cima da hora e lembrei-me da fazer um bolo de cenoura, era o que seria mais rápido. Enquanto assava , fiz a cobertura e não pude nem desenformar porque estava muito quente e fatalmente quebraria. Não gosto de coisas mal apresentadas, mas fui obrigada a levar o bolo no próprio tabuleiro em que foi assado. Coloquei lá no fim da longa mesa, na esperança que ninguém reparasse nele, e aí tratei de esquecer o “mico”.

Lá pelo meio da festa, uma pessoa me disse..” sou especialista em comer bolo, mas esse é o melhor que já comi..” , logo depois outra pessoa elogiou, e outra..quando fui ver a forma estava vazia e eu nunca tinha recebido tantos elogios .

E era um simples bolo de cenoura! …

Acabei testando a receita com algumas modificações e todas ficaram muito boas, assei em formas de bolo inglês, formas de cupcakes,alguns com cobertura de calda com cacau, outros com ganache.Faço uma massa básica, divido em tigelas e acrescento diferentes ingredientes complementares em cada uma para depois fazer um teste de sabor

Esse foi um dos que se destacaram, ficou macio, úmido e muito saboroso.

Ingredientes

Ovos                                  4 unidades

Óleo vegetal                      250 ml

Farinha de trigo                250g

Farinha de trigo integral   80g

Farelo de aveia                 10g

Açucar mascavo orgânico 100g

Açucar cristal orgânico      200g

Cenoura crua ralada          400g

Maçã picada                     1 unidade grande

Uvas passas sem sementes   50g

Fermento químico em pó    1 colher

Bater no liquidificador os ovos com o óleo e acrescentar os açucares aos poucos para dissolver bem. Passar para uma tigela e juntar a cenoura ralada, o  farelo, farinhas , maçã , passas e o fermento misturando tudo muito bem. Levar a assar em forno preaquecido a 180°. Se quiser cupcakes, coloque 2 forminhas em cada cavidade da forma para que fiquem mais firmes. Ao tirar do forno deixe esfriar sobre uma grade. Faça a cobertura e espalhe depois do bolo esfriar um pouco.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...