Não conheço ninguém que não goste de bolo de cenoura, eu adoro. Mas a gente se acostuma com certas coisas e elas passam a ser tão prosaicas que deixamos de lhes dar o devido valor. Aconteceu comigo e o bolo de cenoura, tornou-se um bolo comum e deixei de dar-lhe importância.Foi aí que algo aconteceu para me sacudir e me fazer ver mais uma vez que as coisas simples quase sempre são as melhores. Fui convidada para uma festa da comunidade, daquelas em que cada um leva um pratinho e partilha-se ao fim. Foi um dia muito atarefado e jamais eu iria a levar algo comprado em padaria. Estava em cima da hora e lembrei-me da fazer um bolo de cenoura, era o que seria mais rápido. Enquanto assava , fiz a cobertura e não pude nem desenformar porque estava muito quente e fatalmente quebraria. Não gosto de coisas mal apresentadas, mas fui obrigada a levar o bolo no próprio tabuleiro em que foi assado. Coloquei lá no fim da longa mesa, na esperança que ninguém reparasse nele, e aí tratei de esquecer o “mico”.
Lá pelo meio da festa, uma pessoa me disse..” sou especialista em comer bolo, mas esse é o melhor que já comi..” , logo depois outra pessoa elogiou, e outra..quando fui ver a forma estava vazia e eu nunca tinha recebido tantos elogios .
E era um simples bolo de cenoura! …
Acabei testando a receita com algumas modificações e todas ficaram muito boas, assei em formas de bolo inglês, formas de cupcakes,alguns com cobertura de calda com cacau, outros com ganache.Faço uma massa básica, divido em tigelas e acrescento diferentes ingredientes complementares em cada uma para depois fazer um teste de sabor
Esse foi um dos que se destacaram, ficou macio, úmido e muito saboroso.
Ingredientes
Ovos 4 unidades
Óleo vegetal 250 ml
Farinha de trigo integral 80g
Farelo de aveia 10g
Açucar mascavo orgânico 100g
Açucar cristal orgânico 200g
Cenoura crua ralada 400g
Maçã picada 1 unidade grande
Uvas passas sem sementes 50g
Fermento químico em pó 1 colher
Bater no liquidificador os ovos com o óleo e acrescentar os açucares aos poucos para dissolver bem. Passar para uma tigela e juntar a cenoura ralada, o farelo, farinhas , maçã , passas e o fermento misturando tudo muito bem. Levar a assar em forno preaquecido a 180°. Se quiser cupcakes, coloque 2 forminhas em cada cavidade da forma para que fiquem mais firmes. Ao tirar do forno deixe esfriar sobre uma grade. Faça a cobertura e espalhe depois do bolo esfriar um pouco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião, ficarei muito feliz.