Parece que não temos por aqui a tradição de comemorar o dia de Reis, talvez por não ter sido uma data eleita pelo comércio como rentável. Em algumas pequenas comunidades ainda conserva-se o hábito de da Folia de Reis, mas nas grandes cidades passa quase despercebida, a não ser pela Igreja que na data comemora a Epifania do Senhor, quando os 3 reis magos, após 12 dias de jornada seguindo a estrela-guia, encontraram o Menino Jesus e o adoraram.
Não se sabe ao certo a origem do tradicional Bolo de Reis, se francesa ou portuguesa, por cá seguimos mais a tradição portuguesa, como era de se esperar. Conta a lenda, que quando os Reis Magos empreenderam a jornada em busca de Jesus, não conseguiam chegar a um acordo quanto a quem entregaria o primeiro presente ao Menino Deus. Um padeiro resolveu, então intervir e fez um bolo. Colocou dentro uma fava e o partiu em 3 partes iguais. O que saísse com a fava seria o primeiro a entregar o presente. Assim um deles tirou a fava, não se sabe qual, se Gaspar, Baltazar ou Melchior, mas a tradição se estendeu através dos tempos e até hoje quem tira a fava ou o equivalente, faz o bolo do ano seguinte.
Lendas e tradições à parte, é um bolo delicioso . A receita portuguesa utiliza a fórmula de panificação, incluindo recheio de passas e frutas cristalizadas. Considero muito importante que as pessoas devem dar asas à imaginação e sem sair da receita base, acrescentar as frutas ou o recheio que mais lhe agradar ou estiver disponível. Na minha receita utilizei , além das passas, ameixas secas, mangas e figos do quintal e passas de caju que vieram de Fortaleza. Formou um mix bem harmonioso e saboroso. Também utilizei as castanhas que tinha em casa e fiz a cobertura com amêndoas sem pele processadas.
Ingredientes
Água 300g
Açucar mascavo 20g
Mel de abelhas 20g
Sal marinho 5g
Ovos 3 unidades
Raspas de laranja 1/2 colher, das de chá
Farinha de trigo para pães 700g
Fermento seco instantâneo 10g
Colocar os ingredientes na ordem na MFP e processar no ciclo massa. Enquanto leveda, preparar o recheio.
Ingredientes do recheio
Conhaque 20ml
Passas escuras 100g
Nozes 40g
Amêndoas torradas 40g
Ameixas secas 80g
Passa de caju 80g
Figo cristalizado 80g
Manga cristalizada 80g
Extrato de baunilha 1 colher
Pique as frutas e misture ao conhaque e a baunilha. Fatie à mão, ou passe no processador apenas pulsando as castanhas.
Ingredientes da cobertura
1 clara
150 g de açucar de confeiteiro
50 g de amêndoas sem pele, processadas.
1 colher, das de café, de extrato de amêndoas.
Misturar todos os ingredientes e deixar na geledeira para ficar mais firme, até a hora de utilizar.
Depois da massa descansar, divida em duas partes , alongue-a e abra com as mãos, distribua metade das castanhas e metade das frutas. Dobre , fechando bem para que não escapem e role ligeiramente para formar um cilindro. Faça omesmo com a outra parte da massa. Trance as duas e feche formando uma coroa. Coloque em forma , de preferência redonda e baixa, como forma de pizza, untada e forrada com papel manteiga, também untado. Descansar por cerca de 50’. Pincelar com 1 ovo ligeiramente batido e levar ao forno preaquecido a 200° por 15’. Reduzir para 150° e deixar mais 20’.
Tirar do forno, espalhar a cobertura com pincel de maneira aleatória para que fique com aspecto de escorrido e retornar para que a mesma asse e fique crocante. Depois de pronta desenforme sobre uma grade , deixe esfriar e decore à gosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião, ficarei muito feliz.