domingo, 8 de janeiro de 2012

Bolo de Reis, a minha receita…

 

Parece que não temos por aqui a tradição de comemorar o dia de Reis, talvez por não ter sido uma data eleita pelo comércio como rentável. Em algumas pequenas comunidades ainda conserva-se o hábito de da Folia de Reis, mas nas grandes cidades passa quase despercebida, a não ser pela Igreja que na data comemora a Epifania do Senhor, quando os 3 reis magos, após 12 dias de jornada seguindo a estrela-guia, encontraram o Menino Jesus e o adoraram.

Não se sabe ao certo a origem do tradicional Bolo de Reis, se francesa ou portuguesa, por cá seguimos mais a tradição portuguesa, como era de se esperar. Conta a lenda, que quando os Reis Magos empreenderam a jornada em busca de Jesus, não conseguiam chegar a um acordo quanto a quem entregaria o primeiro presente ao Menino Deus. Um padeiro resolveu, então intervir e fez um bolo. Colocou dentro uma fava e o partiu em 3 partes iguais. O que saísse com a fava seria o primeiro a entregar o presente. Assim um deles tirou a fava, não se sabe qual, se Gaspar, Baltazar ou Melchior, mas a tradição se estendeu através dos tempos e até hoje quem tira a fava ou o equivalente, faz o bolo do ano seguinte.

Lendas e tradições à parte, é um bolo delicioso . A receita portuguesa utiliza a fórmula de panificação, incluindo recheio de passas e frutas cristalizadas. Considero muito importante que as pessoas devem dar asas à imaginação e sem sair da receita base, acrescentar as frutas ou o recheio que mais lhe agradar ou estiver disponível. Na minha receita utilizei , além das passas, ameixas secas, mangas e figos do quintal e passas de caju que vieram de Fortaleza. Formou um mix bem harmonioso e saboroso. Também utilizei as castanhas que tinha em casa e fiz a cobertura com amêndoas sem pele processadas.

Ingredientes

Água                                    300g

Manteiga sem sal                 100gbolo de reis 012

Açucar mascavo                     20g

Mel de abelhas                       20g

Sal marinho                              5g

Ovos                            3 unidades

Raspas de laranja      1/2 colher, das de chá

Farinha de trigo para pães   700g

Fermento seco instantâneo    10g

Colocar os ingredientes na ordem na MFP e processar no ciclo massa. Enquanto leveda, preparar o recheio.

Ingredientes do recheio

Conhaque                               20ml

Passas escuras                     100g

Castanhas do Pará                  40g

Nozes                                       40g

Amêndoas torradas                 40g

Ameixas secas                         80g

Passa de caju                          80g

Figo cristalizado                       80g

Manga cristalizada                    80g

Extrato de baunilha           1 colher

Pique as frutas e misture ao conhaque  e a baunilha. Fatie à mão, ou passe no processador apenas pulsando as castanhas.

Ingredientes da cobertura

1 clara

150 g de açucar de confeiteiro

50 g de amêndoas sem pele, processadas.

1 colher, das de café, de extrato de amêndoas.

Misturar todos os ingredientes e deixar na geledeira para ficar mais firme, até a hora de utilizar.

Depois da massa descansar, divida em duas partes , alongue-a e abra com as mãos, distribua metade das castanhas e metade das frutas. Dobre , fechando bem para que não escapem e role ligeiramente para formar um cilindro. Faça omesmo com a outra parte da massa. Trance as duas e feche formando uma coroa. Coloque em forma , de preferência redonda e baixa, como forma de pizza, untada e forrada com papel manteiga, também untado. Descansar por cerca de 50’. Pincelar com 1 ovo ligeiramente batido e levar ao forno preaquecido a 200° por 15’. Reduzir para 150° e deixar mais 20’.

Tirar do forno, espalhar a cobertura com pincel  de maneira aleatória para que fique com aspecto de escorrido e retornar para que a mesma asse e fique crocante. Depois de pronta desenforme sobre uma grade , deixe esfriar e decore à gosto.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...