quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Mangas

 

mangas 001

A temporada de mangas chegou ao fim.

As últimas foram colhidas para o Gabriel. Espero que todos que delas provaram tenham se deliciado. Não sei se devido à seca e calor que se prolongaram mais que o costumeiro no ano passado, as mangas do meu quintal estiveram particularmente saborosas e lindas, com uma cor de dar inveja. Agora, só em agosto ou setembro, quando alguns frutos costumam dar o ar da graça e aguçar nosso paladar.

Aprecio muito um filé de frango com chutney de manga,mas como infelizmente não partilho da companhia de ninguém com o mesmo gosto, resolvi que nessa safra não faria chutney. Fiz geléia, doce em calda, em massa, de manga madura, verde, sorvete, bolo,mousse, mas não sou uma grande fã de doces. Parti para pesquisar receitas salgadas que levassem manga. Creiam, não há muitas. A maioria é da culinária indiana e quase sempre sem muita variação. Separei algumas, testei e modifiquei para ficar ao meu gosto. Algumas ficaram melhores que outras, tanto em sabor, como em textura e apresentação. Usei a manga rosa madura, mas firme, e filé de frango que supus combinaria bem, já que é uma carne leve e não encobriria o sabor da manga. Usei maionese caseira, que eu mesma fiz, com gemas de ovos fresquinhos do meu quintal, azeite extra virgem, algumas gotinhas de limão e sal. Bato à mão mesmo com um fouet.Quem não tem essas facilidades pode usar maionese industrializada..Usei pimentão amarelo para acentuar ainda mais o lindo tom dourado que o açafrão  proporciona em qualquer prato em que entra como ingrediente.

.Congelei algumas mangas já fatiadas para fazer outros testes, por agora postarei a receita que se sobressaiu ou  melhor a que mais me agradou.

                                    Filé de frango com manga

Ingredientes

Filé de frango em cubos               400g

Sal marinho                         à gosto

Cebola picadinha                  1 unidade

Alho espremido                      2 dentes

Azeite de oliva                      2 colheres

Açafrão (cúrcuma)               1 colher

Caldo de frango caseiro       1 xícara

Mangas em cubinhos           2 unidades

Cebolinha picada                  2 colheres

Coentro picado                    1 colher

Gengibre em pó                   1/2 colher

Pimenta vermelha              1 grande

Pimentão amarelo               1 médio

Castanhas do Pará picadas     20g

Maionese                               1/4 xícara

Aquecer o azeite e refogar o frango com o alho e a cebola, até perder a cor rosada. Dissolver o açafrão e o gengibre no caldo de frango e juntar ao frango. Cozinhar em fogo brando até ficar macio (cerca de 10’). Acrescentar a manga, a cebolinha, pimentão, pimenta e o coentro. Colocar no prato de servir , acrescentar a maionese, misturar levemente e polvilhar as castanhas por cima.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...