Estava preparando um post para ser publicado como o primeiro do ano de 2012, quando recebi um telefonema de minha neta Júlia, que é a delicadeza em pessoa. Além de ser bailarina , fala mansinho e é muito amorosa. Muito reticente me contou de sua primeira aventura culinária independente.
Sempre considerei os netos um presente especial de Deus, quando os filhos já cresceram e partiram para a liberdade, somos agraciados com essas coisinhas que nos levam a reviver a mágica da vida.
Há alguns dias atrás, conversava com uma pessoa e como geralmente acontece quando se acaba de conhecer alguém, além de interesses e atividades, começa-se a falar da família e acabamos falando sobre os netos. Repentinamente ele disse “…netos são fillhos com açucar..”, demorei alguns instantes a responder e ele repetiu, considero meus 3 netos filhos com açucar. Caiu então a ficha. Como é que não tinha pensado nisso antes? Os netos são tudo o que os filhos foram, mas bem adoçados, pois só temos deles os bons momentos, além do que já adquirimos experiência, estabilidade e tempo suficientes para doar a eles, sem cobranças, sem pressa, só com amor.
Tenho que reproduzir ipsis literis o que ela me disse, não me contenho:
“Oi vó
Copiei esta receita da caixinha de leite condensado moça, eu modifiquei um pouco pq fiz a cobertura com chantily, inclusive coloquei esta sugestão na receita. Todos gostaram da minha primeira torta. Bjs, Julia “ Não precisa ninguém recomendar, já estou de babador, aliás, ultimamente tenho sido tão surpreendida pelas proezas dos netos, que já trago um babador no bolso.
Corujices à parte, considero de grande importância que os pequenos façam constantes incursões pela cozinha. Faz parte da formação do ser humano aprender a se alimentar para se tornar independente e quanto mais cedo isso ocorrer, melhor.
1 - Ingredientes
Massa:
02 xicaras de chá de farinha de trigo
04 colheres de sopa de manteiga
½ lata de creme de leite nestle
1 colhe de chá de fermento em pó
Recheio
1 cx. de leite moça
6 colheres de sopa de suco de limão
½ lata de creme de leite nestle
1 colher de sopa de raspas de casca de limão
Cobertura
3 claras
6 colheres de sopa de açúcar
2 - Modo de preparo
Massa
Em uma tigela, misture a farinha trigo com a manteiga com o creme de leite e o fermento em pó até soltar completamente das mãos. Deixe na geladeira por cerca de trinta minutos, coberta com filme plástico. Forre com a massa o fundo e a lateral de uma forma de aro removível (20 cm de diâmetro) e fure com o auxilio de um garfo. Leve ao forno a 200 graus, pré-aquecido por cerca de 20 min e reserve.
Recheio
Em uma tigela misture bem o leite Moça com o suco de limão até obter um creme consistente. Adicione o creme de leite nestle e as raspas de limão, e reserve.
Cobertura
Em uma batedeira, bata as claras em neve, junte o açúcar aos poucos e bata mais um pouco até obter mais um merengue bem firme. Recheie a torta com creme de limão, cubra-a com a cobertura e retorne ao forno por cerca de dez minutos, para dourar o merengue. Sirva gelada.
Sugestão
Pode substituir o merengue por chantili.
Meus parabéns à Julia e que esse seja apenas o começo do famoso"…quem sai aos seus não degenera ..”
Esta é a minha Julinha, meiga, carinhosa e dedicada em tudo o que faz. Começa agora a se interessar pela culinária, principalmente pelas sobremesas.
ResponderExcluirBeijos minha princesa
é isso aí a proxima é a coca da do papai tá ?
ResponderExcluir