segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O pão nosso de cada dia , o retorno

bolo de banana e chocolate 007

Ao longo do ano que findou recebi várias mensagens de pessoas preocupadas em saber qual o destino da quantidade de pães que fazia. Apesar de sempre responder, cheguei à conclusão que não estava me fazendo entender, resolvi então dar um tempo nas receitas de pão.

Não… não parei de fazer  e nem de inventar receitas de pães. Isso seria impossível já que fazer pães para mim envolve todo um ritual, talvez alguma coisa atávica, pois o pão parece ter sido sempre um dos principais alimentos do ser humano e da disposição de fazê-lo dependia a sobrevivência das famílias. Na Santa Ceia, Cristo repartiu o pão, bastaria isso para torná-lo um alimento sagrado para mim. Não vou ficar inventando mil desculpas, eu adoro pão e mais ainda, adoro fazer pão e criar receitas de pão, pronto, falei…

E o que é mais importante, pão é um alimento saudável, pão não engorda, pão não aumenta o colesterol, pão não dá barriga … Pão possui porções equilibradas de carboidratos, gorduras , proteínas e fibras, ao contrário de muitos outros alimentos. O que provoca gordura localizada, obesidade, colesterol alto, pneuzinhos, é alimentação sem equilíbrio, sedentarismo, e toda a espécie de excessos, de doces, refrigerantes, sorvetes, gorduras etc. Mais uma vez bato na mesma tecla, a temperança é a chave da sabedoria. Se todos passassem de repente a se alimentar com equilíbrio, a obesidade desapareceria da face da terra.

Quando classifico o pão como um alimento completo, refiro-me à versão integral.  Noto que existe um certo preconceito ao pão integral. Tem gente que nunca provou e já diz que é ruim, seco e sem gosto. Talvez essa opinião seja devida ou à falta de hábito ou à má qualidade de alguns pães que não respeitam na receita a proporção ideal dos ingredientes ou que não são tão frescos ou orgânicos.

Quero iniciar 2012 homenageando meu alimento preferido, “  Sua Majestade o Pão”

Esse da foto é minha mais nova criação, que publicarei a posteriori, para não prolongar em demasia minha apologia .

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...