terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Pão com castanhas do Pará

 

O lindo pão aí da foto acabou de nascer . Literalmente. A receita foi criada hoje pela manhã.

Estou decidida a lutar para fazer calar as vozes que alardeiam que pão integral é ruim. Além de ser um alimento equilibrado, repleto de fibras, é muito saboroso e nos faz habituar a mastigar, uma prática que está ficando meio esquecida, de tanto ingerirmos alimentos líquidos , processados, pastosos etc. A pressa nos faz escolher o que é mais prático, mas nem por isso mais saudável.

Confesso que nem sempre é fácil agregar em uma só receita elementos funcionais que enriqueçam e ao mesmo tempo realcem os sabores entre si.Além do que , para elaborar uma receita , principalmente de pão, devemos seguir uma certa fórmula, dosando os ingredientes na quantia exata, ou não conseguiremos que a levedura se complete  e libere os aromas e sabores que temos em mente. Nessa receita, além do farelo de trigo, juntei cacau, aveia , gergelim, linhaça e castanhas do Pará.

Felizmente consegui um bom resultado logo na 1ª vez, o que nem sempre acontece. Quando estou investida dos poderes do Prof.Pardal, costumo fazer a massa manualmente para sentir melhor as mudanças na textura e precisar melhor o ponto de véu de glútem.

Ingredientes

Água gelada                  560g

Azeite extra virgem          32g

Sal marinho                     16g

Açucar mascavo              24g

Ovo                         1 unidade

Cacau                              15g

Aveia em flocos                 30g

Gergelim                            20g

Linhaça                              30g

Farelo de trigo                    50g

Farinha de trigo integral    110g

Farinha de trigo para pães    800g

Fermento seco instantâneo   14g

Castanhas do Pará                 30g.

Coloque os ingredientes na MFP na ordem habitual, com exceção das castanhas. Selecione o ciclo massa e siga normalmente. Sempre deixo a massa levedar em uma tigela coberta com plástico em vez da cuba da máquina. Acho que cresce melhor. Divida a massa em 2 partes. Acrescente as castanhas, em lascas, e modele os pães. Deixe crescer, em local abrigado de correntes de ar, por 50’. Forno preaquecido a 220°. Após 10’, reduza a temperatura para 180°  deixando mais 30’, ou até que batendo com os dedos emita um som oco. Tire da forma e deixe esfriar sobre uma grade.

Fica muito saboroso com uma leve camada de mel de abelhas.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...