quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

BOM propriamente dito…e já que vamos fazer, mãos à obra.

11Antes de iniciarmos o projeto é preciso que se escolha o tecido que fará o fundo dos blocos bordados. Como graças a Deus somos todos diferentes, cada um escolha o tecido a seu gosto. Apenas uma dica, os tons claros ficam mais delicados para as crianças e os tecidos chamados “neutrinhos” ou “tom tom”, dão um ar mais sofisticado à peça, além de disfarçar pequenas falhas que às vezes acontecem, principalmente quando ainda não se tem muita prática de bordado.

Feito o cálculo da quantidade necessária , é bom que se compre um pouco mais para evitar surpresas, se for necessário refazer algum quadro.

Escolhido o tecido, molhar dobrado, e sem torcer estender à sombra.

Passar à ferro deixando bem liso.

Nesse projeto usaremos quadros com 30cm x 35cm. A margem de costura será de 1,5cm, portanto cortaremos cada quadro com 31,5cm x 36,5cm. Serão utilizados 8 quadros para aplicar as Sunbonnets, mas não é necessário que se corte todos de uma vez, pode –se ir aos poucos, cortando de 2 em 2.

Cortado o tecido do fundo, o passo seguinte é copiar o risco na entretela dupla-face, usando um lápis macio (uso o 6B).Recortar as partes, tendo o cuidado de deixar maior margem de costura nas peças que vão ser colocadas por baixo de outra. Colocar no avesso dos tecidos escolhidos, passar a ferro e recortar nas linhas marcadas. Montar observando bem o desenho.digitalizar0001

Este é o 1º bloco, observar que a imagem será sempre espelhada, isto é, depois de montado o bordado ele ficará virado parao lado contrário do risco. É bom fazer uma marca se quiser que cada bonequinha fique virada para um lado diferente.Os riscos em tons mais claros indicam que a peça fica por baixo de outra. Estou explicando bem detalhadamente porque algumas pessoas são iniciantes na arte. Desculpem-me as que estiverem mais avançadas.