sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Delícia Fatal

Quando li o livro Convite para um homicídio, de Agatha Christie, logo me pus a imaginar como seria o bolo Delícia Fatal, feito pela refugiada Mitzi, somente para ocasiões especiais  devido aos ingredientes especiais e tão escassos naquela época de guerra. Por muitos anos embalei o desejo de elaborar um bolo, que pelo menos para mim lembrasse o Delícia Fatal.  Dando tratos à bola, comecei a reunir os ingredientes citados, manteiga, açucar, chocolate em barra. Um bolo de derreter na boca e com cobertura de chocolate, oh! maravilha, só poderia mesmo ser chamado de Delícia Fatal.

Como não tinha a menor noção de como era feito o tal bolo, inventei eu mesma uma receita , que espero não fique fatal, mas deliciosa. Fiz uma massa de bolo de chocolate e assei em uma forma alta, já imaginando a audácia de fazer três camadas. A idéia inicial do recheio era uma camada de brigadeiro mole com Sonhos de Valsa picados e outra com chantilly e cerejas frescas. Depois de 2 dias tentando encontrar as tais cerejas, desisti e mudei para baba de moça e nozes picadas, não moídas. Cortei  o bolo em 3 camadas, reguei com uma calda ralinha com baunilha e vodka, primeiro espalhei a baba de moça com as nozes e por cima o brigadeiro mole e espalhei os bombons picados. Repeti a camada e na última, depois de regar cobri com o restante do brigadeiro.

Levei à geladeira por 3 horas até firmar bem o recheio, fiz então uma ganache e recobri totalmente o bolo, sendo que no topo enfeitei com raspas de chocolate meio-amargo e cerejas.  Por princípio, opção, ética ou seja lá o que for, não uso jamais chocolate fracionado, que dá aquela aparência linda, mas deixa muito a desejar tanto no sabor quanto na qualidade. Prefiro despender um pouco mais de tempo para ralar e depois dar choque térmico necessário ao se usar o chocolate nobre.Mas quem gostar pode usar o fracionado, que é muito mais fácil de ser manuseado.

Ingredientes do bolo

4 ovos

350 g de açucar cristal

300 g de farinha de trigo

50 g de amido de milho

30 g de cacau orgânico

100 g de chocolate 50% cacau

250 ml de leite integral

200 ml de óleo de milho

15 g de fermento químico em pó.

Bater no liquidificador os ovos, o óleo e o açucar. Transferir para uma tigela e acrescentar os  outros ingredientes. Forno médio, preaquecido a 180°.

Ingredientes da baba de moça

200 ml de leite de coco

150 g de açucar cristal

5 gemas

Extrato de baunilha ou amêndoas.

100 g de nozes picadas.

Levar ao fogo o leite de coco com o açucar até formar uma calda em ponto de fio fraco. Deixar amornar e juntar as gemas batidas com um garfo. Misturar bem e levar novamente ao fogo brando até engrossar. Deixar esfriar bem e juntar as nozes picadas.

Ingredientes do recheio de brigadeiro

1 lata de leite condensado Nestlé

1 lata de leite integral

1 colher de maizena

1 colher de manteiga sem sal

1 colher de Nescafé

3 colheres de chocolate 50% cacau

1 colher de cacau orgânico

8 bombons Sonho de Valsa picados

Misturar os ingredientes, menos os bombons e levar ao fogo brando mexendo sempre até o ponto de brigadeiro mole. Deixar esfriar bem antes de utilizar.

Cobertura

150 ml de creme de leite fresco

200 g de chocolate meio-amargo bem picado.

Aquecer o creme de leite no micro-ondas por 1’, juntar metade do chocolate, misturar bem e depois acrescentar o restante, mexendo para dar brilho.

Enfeitar com raspas de chocolate e cerejas.

Pena que não apareceu ninguém para saborear meu bolo, perderam .

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...