quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Pão de hamburger integral

 

Sempre fui adepta de uma alimentação saudável, não só pelo bem estar que nos proporciona, como também pelos seus benefícios a longo prazo.  Herdei esses hábitos de minha mãe e na medida do possível procuro transmití-los não só às minhas filhas e netos, como também a todas as pessoas que me são caras. Sei que às vezes sou chata ao defender meus pontos de vista a respeito de uma vida com alimentação mais natural e funcional.  Isso me fez lembrar um grande amigo que costumava dizer :” ..de que adianta a gente se salvar se os amigos não nos acompanharem? Quero me salvar, mas quero levar todos comigo..”

É assim que penso, se tive a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos sobre alimentos e aprender a distinguir o que nos é necessário e vital do que não passa de caloria vazia, quero ter a chance de transmitir a todos o que aprendi. Com a massiva propaganda de alimentos calóricos, recheados de gordura e açucar refinado, reconheço que é muito difícil . Há ainda o agravante dos inúmeros compromissos e afazeres que nos levam a optar por refeições fora de casa e alimentos semi-prontos industrializados.

Sendo complicada uma mudança radical, podemos começar apenas acrescentando ingredientes mais saudáveis nos alimentos do dia a dia. E se houver reclamações ainda resta a opção de introduzir as modificações em doses homeopáticas, o importante é começar. Mudar a  margarina por azeite de oliva, o açucar refinado por uma versão mais natural, como o cristal ou o mascavo orgânico, ou ainda adoçar com mel de abelhas ou melado de cana. Adicionar fibras com a utilização dos farelos , são mudanças mínimas que no final farão a diferença, principalmente na alimentação das crianças.

Ingredientes

Água fria                             460 ml

Melado de cana                      45g

Azeite de oliva                        50g

Sal marinho                            16g

Lete em pó integral                 20g

Ovo                               1 unidade

Farinha de trigo integral         160g

Farinha para pães                  800g

Fermento seco instantâneo      13g

Para não me tornar repetitiva, não transcreverei o modo de fazer a massa, que é o mesmo das outras receitas de pão. Depois de atingir o véu de glútem, descansar por 1h, modelar os pãezinhos e levar a crescer. Antes de colocar no forno, pincelar com 1 ovo batido com 1 colher de água e polvilhar gergelim com casca ou sem, como preferir.

Tem gente que acha pão integral seco, então fiz questão de postar uma foto mostrando a textura desse pão, bem fofinho e macio. Com certeza tanto crianças como adultos vão adorar.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...