terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Pão de polenta

 

Adoro polenta e adoro pães, a união dos dois  só poderia ser uma coisa maravilhosa. Foi o que logo pensei ao me deparar com essa receita nohttp://www.williams-sonoma.com/ , porém guardei na fila de receitas a testar e acabei me esquecendo. Com a obrigatoriedade do repouso comecei a rever meus guardados e a primeira receita que me caiu às mãos foi justamente ela.

Procurei seguir a receita à risca, para melhor mensurar o resultado. Só modifiquei o modo de modelar, fazendo uma trança em vez de um pão redondo.  Ficou um pão excelente, macio e aerado, com o gosto de milho mas sem lembrar os pães de milho tradicionais. Utilizei uma medida de 250 ml.

Ingredientes

3 xícaras de farinha de trigo para pães

1/2 xícara de flocos de milho pré-cozido para polenta (usei o sem sal)

2 colheres, das de chá, de fermento seco instantâneo

1 colher, das de chá, de sal marinho

1 1/3 de xícara de água

1 ovo batido com 1 colher de água

1 colher, das de sopa, de azeite de oliva extra-virgem.

O pão é feito da maneira tradicional, seja na MFP ou manualmente. Fiz do modo manual para sentir melhor o ponto da massa. É fácil de ser trabalhada e dá ponto de véu rapidamente. Deixei levedar por 1h. Após modelar polvilhei com flocos de milho e esperei mais 40 minutos para levar a assar. Forno preaquecido a 220°, nos primeiros 15’, depois reduzi a 180 e assou por mais 25’.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...