Minha mãe não gostava de cozinhar, fazer comida do dia a dia, mas os chamados extras, era com ela mesma. Era especialista em várias receitas, que repetia sempre e que se tornaram sua marca registrada.
Qualquer fosse o dia ou a hora, ninguém saía de lá sem comer pão de queijo, eu disse comer, não provar. Se comesse só um ou dois é porque não tinha gostado e aí era uma ofensa, além do que era gostoso mesmo, todo mundo queria mais.
Um capítulo à parte era a PIZZA, sempre havia massa pronta, e se não houvesse rapidamente era feita, e em grande quantidade. As coberturas eram as mais variadas , conforme o gosto do visitante da hora e se estava a família toda reunida, a cada instante saía uma diferente. Havia até pizza de salsicha - alô Fernanda e Alice –, era só pedir que logo era inventado. Mas creio que o diferencial mesmo era a massa, tudo no ponto certo, o sabor, o aroma, crocante e macia ao mesmo tempo E haja pizza para aqueles devoradores, filhos, netos, bisnetos e agregados. Hoje me deu saudade daquela pizza, folheei meus caderninhos antigos até encontrar a receita, já desbotada, que escrevi talvez há mais de 30 anos.
Como ela, nunca deixei que a tristeza ou a adversidade me abatessem, espero estar sempre de cabeça erguida, aconteça o que acontecer. Se possível saboreando uma pizza, com qualquer cobertura, o importante é o que ela representa. A cobertura é só a cereja do bolo.
Ingredientes
5 g de fermento seco instantâneo
15g de açucar cristal
10g de sal marinho
100 ml de óleo
250 ml de água
Colocar a farinha em uma tigela, ou diretamente sobre a bancada, acrescentar os outros ingredientes, sendo a água aos poucos, até o ponto de soltar das mãos. Sovar bem. É uma massa muito fácil de trabalhar. Deixar crescer até dobrar de volume. Abaixar, dividir em quantas pizzas desejar, bolear e abrir em superfície polvilhada . Prefiro polvilhar com semolina, mas pode ser fubá de milho ou mesmo farinha de trigo. Abrir, colocar na forma sem untar e levar ao forno quente para pré assar. Tirar do forno colocar a cobertura e terminar de assar . Pode ser congelada pré assada, para terminar de fazer quando der aquela fominha fora de hora, ou em dias chuvosos, frios, quentes, qualquer dia que der vontade. Lembrar que o forno para assar pizza dever ser bem quente.
Ah, que saudade da pizza da vovó. E só eu e Alice para nos aventurarmos numa pizza de salsicha.
ResponderExcluirEsta é a melhor receita de pizza que eu conheço, ganha de qualquer pizzaria
ResponderExcluir