terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Rosquinha de nozes

 

O nome original dessa receita é “Biscoitos americanos”, mas resolvi rebatizá-la de rosquinha de nozes, porque o resultado final é mesmo  uma rosquinha de nozes deliciosa.

Gosto muito de garimpar , adaptar e às vezes até modernizar um pouco receitas tradicionais, daquelas de “antigamente”, mais uma vez foi o que fiz, quando folheando um livro antigo, me deparei com a foto que me chamou a atenção, porque lembrava as famosas rosquinhas hùngaras, que minhas filhas tanto pediam que eu fizesse. Também é do tempo em que ninguém reclamava para si a autoria de determinada receita, elas simplesmente eram passadas entre as famílias e as amigas, em cadernos bastante manuseados e se tornavam como um ritual nas reuniões. Não havia a preocupação do direito autoral, mas sim de quem melhor sabia ensinar os chamados “pulos do gato”, que tornavam o prato em questão com sabor incomparável.

A receita utiliza o método da pré-esponja, o que contribui para um melhor resultado final na levedação da massa. Que minhas filhas não me ouçam, mas achei que ficaram bem mais saborosas do que as amadas rosquinhas húngaras, talvez porque prefira nozes à coco. É uma opinião pessoal porque tem gente que não suporta nozes.

Transformei as medidas em peso porque é a maneira mais simples e mais segura de equalizar os ingredientes, dando menos margem a erros.

Ingredientes

Esponja

Água fria                             125g

Açucar cristal                        60g

Farinha de trigo                    50g

Fermento seco instantâneo  15g

Misturar muito bem e deixar descansar, coberto por cerca de 40’.

Massa

Farinha de trigo                  500g

Açucar mascavo                   50g

Manteiga sem sal                100g

Ovo                           2 unidades

Sal marinho                             5g

Acrescentar os ingredientes à esponja,  sovar até o ponto de véu e deixar levedar por 1h.Enquanto isso prepare o recheio e a cobertura.

Recheio

Açucar cristal              60g

Açucar mascavo         30g

Manteiga sem sal        60g

Nozes picadas             80g

Misture tudo muito bem e reserve

Cobertura

Açucar cristal               60g

Nozes picadinhas         40g

Canela em pó         à gosto

Manteiga sem sal derretida.

Após a massa descansar, dividir em 2 partes e abrir cada uma com rolo em formato retangular, espalhar metade do recheio em cada uma e enrolar como rocambole. Cortar com faca em afiada em fatias  de cerca de 2cm.Colocar em forma untada e forrada com papel manteiga também untado e enfarinhado. Deixar crescer por 40’. Antes de levar ao forno, que deverá estar pre aquecido, pincelar as rosquinhas com a manteiga derretida e polvilhar a cobertura com cuidado.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...