O nome original dessa receita é “Biscoitos americanos”, mas resolvi rebatizá-la de rosquinha de nozes, porque o resultado final é mesmo uma rosquinha de nozes deliciosa.
Gosto muito de garimpar , adaptar e às vezes até modernizar um pouco receitas tradicionais, daquelas de “antigamente”, mais uma vez foi o que fiz, quando folheando um livro antigo, me deparei com a foto que me chamou a atenção, porque lembrava as famosas rosquinhas hùngaras, que minhas filhas tanto pediam que eu fizesse. Também é do tempo em que ninguém reclamava para si a autoria de determinada receita, elas simplesmente eram passadas entre as famílias e as amigas, em cadernos bastante manuseados e se tornavam como um ritual nas reuniões. Não havia a preocupação do direito autoral, mas sim de quem melhor sabia ensinar os chamados “pulos do gato”, que tornavam o prato em questão com sabor incomparável.
A receita utiliza o método da pré-esponja, o que contribui para um melhor resultado final na levedação da massa. Que minhas filhas não me ouçam, mas achei que ficaram bem mais saborosas do que as amadas rosquinhas húngaras, talvez porque prefira nozes à coco. É uma opinião pessoal porque tem gente que não suporta nozes.
Transformei as medidas em peso porque é a maneira mais simples e mais segura de equalizar os ingredientes, dando menos margem a erros.
Ingredientes
Esponja
Água fria 125g
Açucar cristal 60g
Farinha de trigo 50g
Fermento seco instantâneo 15g
Misturar muito bem e deixar descansar, coberto por cerca de 40’.
Massa
Farinha de trigo 500g
Manteiga sem sal 100g
Ovo 2 unidades
Sal marinho 5g
Acrescentar os ingredientes à esponja, sovar até o ponto de véu e deixar levedar por 1h.Enquanto isso prepare o recheio e a cobertura.
Recheio
Açucar cristal 60g
Açucar mascavo 30g
Manteiga sem sal 60g
Nozes picadas 80g
Misture tudo muito bem e reserve
Cobertura
Açucar cristal 60g
Nozes picadinhas 40g
Canela em pó à gosto
Manteiga sem sal derretida.
Após a massa descansar, dividir em 2 partes e abrir cada uma com rolo em formato retangular, espalhar metade do recheio em cada uma e enrolar como rocambole. Cortar com faca em afiada em fatias de cerca de 2cm.Colocar em forma untada e forrada com papel manteiga também untado e enfarinhado. Deixar crescer por 40’. Antes de levar ao forno, que deverá estar pre aquecido, pincelar as rosquinhas com a manteiga derretida e polvilhar a cobertura com cuidado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião, ficarei muito feliz.