quinta-feira, 29 de março de 2012

Bolo embrulhado

 

Numa época de bolos com cobertura tão elaboradas, principalmente as modeladas com pasta americana, ainda me rendo aos tradicionais bolos de aniversário, embrulhados em papel alumínio, gelados e bem molhadinhos, recobertos com coco ralado  ou chocolate granulado. Nada de pratinhos, comia-se no papel mesmo e quem quisesse levava para casa o pacotinho, para ser devorado no outro dia.

Fazia-se uma caixa toda enfeitada, com o tema da festa e o parabéns era cantado ali. O bolo ficava guardado na geladeira até a hora de servir, o que convenhamos é muito mais correto nesse país tropical. A pasta americana proporciona enfeites lindos, mas o bolo fica à temperatura ambiente, quase sempre um grande calor, e a gente ainda tem que ficar empurrado a cobertura para o lado para saborear o bolo.

Para matar essa saudade de bolo de antigamente resolvi fazer no aniversário de meu neto João Victor. Procurando nas receitas de minha mãe, vi que o nome do bolo é Torta embrulhada, e entre parênteses estava escrito, própria para aniversários. Nada tão verdadeiro.

Ingredientes

6 ovos grandes

500g de açucar cristal

600g de farinha de trigo para bolos

250 ml de leite quente

1 colher de manteiga

1 colher de fermento químico ( 14g )

Bater os ovos inteiros com o açucar até duplicar de volume. Juntar então misturando delicadamente, o leite com a manteiga dissolvida, alternando com a farinha de trigo. Por último acrescentar o fermento. Forno médio, tabuleiro untado e enfarinhado. Pessoalmente uso forrar o tabuleiro com papel manteiga para facilitar na hora de desenformar e cortar os quadradinhos.

Calda

1 litro de leite

1 lata de leite condensado Nestlé

3 colheres de amido de milho

200nl de leite de coco

1 lata de creme de leite

Dissolver o amido de milho no leite condensado, acrescentar o leite e levar ao fogo baixo, mexendo até engrossar  e cozinhar. Tirar do fogo, acrescentar o leite de coco e o creme de leite. Deixar esfriar bem. Cortar o bolo em pedaços iguais, passar na calda e depois no coco ralado. Enrolar no papel alumínio e guardar na geladeira.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...