quinta-feira, 29 de março de 2012

Geléia de acerola

 

Continuando a fartura de acerolas passei para a fase de geléias. Testei algumas receitas que não me deixaram satisfeita. Resolvi inventar uma à minha moda. Colhi as acerolas maiores e mais maduras ,geralmente as pessoas destinam às geléias as frutas com pior apresentação e qualidade, utilizando o açucar para mascarar qualquer deficiência. Parti do princípio contrário, escolhi as mais doces com a intenção de diminuir a quantidade de açucar para o mínimo indispensável.

Lavei bem as frutas e levei ao fogo baixo, em uma panela com água suficiente para cobrí-las.  Depois de 5 minutos de fervura, despejei em uma peneira e aproveitei a água resultante do cozimento para fazer uma calda. Medi 250 ml e acrescentei 225 g de açucar cristal orgânico, mexi para dissolver bem e levei ao fogo baixo até engrossar um pouco. Não vou mencionar pontos de calda porque sei que algumas pessoas não tem prática nesse assunto. Mais adiante farei um post sobre o assunto..

 

Despejei as acerolas cozidas em uma tigela e fui tirando os caroços, deixando a polpa o mais inteira possível, é um trabalho de paciência, muito bom para exercitar essa virtude tão importante. Depois de todas as sementes retiradas coloquei a polpa na calda e deixei por mais alguns minutos até engrossar e adquirir um brilho maravilhoso.

Ficou deliciosa, ácida na medida certa, , com pedacinhos da fruta proporcionado textura. Servi com pão integral com nozes.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...