quarta-feira, 7 de março de 2012

Lanche saudável e gostoso para mulheres lindas e maravilhosas…

Um leitor me solicitou um cardápio de lanche que além de saboroso e saudável, contivesse também ingredientes indicados para mulheres na menopausa. Liguei logo o Tico e Teco e, como de costume, fervilharam idéias, mas tinha que ser algo simples  e que também não consumisse muito tempo para fazer. Optei então, por uma entrada de canapés  feitos com pães variados, integral, de milho, de centeio, à gosto e que seja mais fácil de obter.lanche  saudável 018 Fiz 2 patés à base de ricota  peneirada e iogurte natural.  O iogurte deve ter consistência firme para proporcionar melhor textura. Depois da base pronta é só acrescentar os ingredientes que vão dar o sabor principal e depois retificar o sal . Se a opção for por ervas, a salsa e o manjericão vão muito bem e pode-se acrescentar um fio de azeite e algumas castanhas bem picadinhas. Se optar por algo mais colorido, acrescente à base algumas colheres de maionese , beterraba ralada bem fininho e azeitonas picadinhas.Peito de frango picadinho,  azeitonas e alcaparras. Vai depender além do gosto de cada um, a disponibilidade dos ingredientes.

Preparei então uma tortinha de cenoura, incluindo na receita ingredientes como linhaça, azeite extra virgem , ervilhas e atum.

Ingredientes

300 g de cenoura ralada

4 ovos

400 ml de leite integral

150 ml de azeite de oliva

100 g de queijo ralado (usei parmesão, mas quem não gosta pode usar o Minas curado)

240 g de farinha de trigo

50 g de aveia em flocos

50 g de farinha de trigo integral

2 colheres de linhaça

Sal e pimenta à gosto

1 colher de fermento químico em pó

Bater no liquidificador a cenoura, os ovos, o leite , o azeite e a linhaça. Despejar em uma tigela e acrescentar os outros ingredientes. Em forma untada e enfarinhada, colocar metade da massa , o recheio e cobrir com o restante da massa.Polvilhar queijo ralado e farinha de rosca em partes iguais. Forno preaquecido a 200°.

Recheio

1 lata de atum em molho de tomate picante

1 cebola bem picadinha.

2 colheres de azeite de oliva

100 g de ervilhas (usei congeladas)

Azeitonas pretas picadas

2 tomates sem pele e sementes picadinhos

Salsa, cebolinha, coentro, sálvia ou as ervas que preferir, frescas ou desidratadas.

Sal e pimenta à gosto.

Aquecer o azeite, refogar a cebola , as ervilhas e o tomate. Tirar do fogo e acrescentar os outros ingredientes. Utilizar depois de frio.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...