quarta-feira, 14 de março de 2012

Rainha-da-noite, uma flor exótica e bela

 

Tem muita gente que apesar de gostar de plantas, não as cultiva porque acham que é difícil. E têm toda razão, uma planta, qualquer seja ela, é um ser vivo e como tal precisa de atenção, carinho, cuidados e principalmente de amor,  para que se desenvolva.

Costumo dizer que meus gatos são extremamente humanizados e é a pura verdade. Um não gosta que me demore ao telefone e começa a reclamar miando bem alto para que a pessoa do outro lado ouça, outra me segue pelo quintal e jardim quando vou fazer a ronda diária e reclama quando dou mais atenção a alguma planta que a ela. Ultimamente tenho notado, porém, que parece que minhas plantas também estão se humanizando.

Tenho o hábito de conversar com elas enquanto vou tirando as folhas seca, provando os frutos e dando meu parecer sobre o sabor. Cheirando as flores e elogiando a beleza das rosas, explicando que podar é como cortar o cabelo, vai ficar sempre mais bonito. Vai se formando um vínculo de amizade que retribuem com frutos e flores que a cada vez mais me surpreendem .

Como não consigo esconder meu amor pelas plantas, estou sempre sendo presenteada com lindos exemplares. Fico comovida quando alguém chega e me diz vi essa muda e me lembrei de você.

Foi o que aconteceu há alguns anos atrás, para falar a verdade uns 6 ou 7 anos, não me lembro bem. Havia pouco tempo que havia me mudado e uma vizinha me levou um broto com 2 folhas que me afirmou ser uma samambaia diferente que tinha visto na casa de uma amiga, e se lembrara de mim.  Claro que fiquei muito agradecida e logo plantei em um xaxim, já que era uma samambaia. Os anos se passaram e por mais cuidado que tivesse nunca passava de 2 folhas, quando uma nova saía, uma das outras caía. Mudei o local várias vezes, mudei de casa, coloquei debaixo da mangueira, reguei com mais frequência, nada. flor exótica 006 

Cheguei então à conclusão que não era da vontade dela morar em minha casa, deixando-a à vontade para partir quando quisesse. No mesmo xaxim nasceu então uma avenca que cresceu  e o encobriu totalmente. No final do ano resolvi colocar o suporte com as avencas na varanda  e a tal samambaia de nome desconhecido veio junto. E, milagrosamente, começou a se desenvolver, saíndo várias folhas ao mesmo tempo. Um belo dia começou a nascer o que pensei fosse um caroço espinhento, seguido de um pendão.  Perguntei a várias pessoas conhecedoras de plantas e ninguém soube me dizer o que era aquela mutação. Passados alguns dias notei que a ponta do pendão estava crescendo em uma espécie de pétalas estreitas.  E foi aí que quase perdi o espetáculo. Tinha saído à noite e cheguei por volta de 23hs, quando ollhei e vi aquela flor enorme e maravilhosa, além de exalar perfume suave e agradável. Pensei, amanhã com a luz do dia vou tirar fotos. Mas como minha não começou a coçar resolvi tirar alguma de noite e outras pela manhã. A flor era tão linda e tão diferente !!. No dia seguinte quando acordei e fui ver, decepção, ela já havia se fechado. Só durara uma noite.

Não podia mesmo ser uma samambaia, fui pesquisar na web e descobri aqui que  se tratava de um cacto de nome  epiphyllum oxypetalum, conhecido por várias denominações como nigth-queen, novia-de-la-noche, fleu-de-lune, entre outras.

flor exótica 030

Se soubesse disso antes teria caprichado mais nas fotos. As pétalas claras refletem a luz da lua e atraem os polinizadores num belo espetáculo de sedução. Ainda não descobri se é por isso que ela se abre justamente em noite de lua cheia, pode ser que sim.Seja como for não posso guardar esse espetáculo só para mim, tenho que dividí-lo com todos , amantes ou não de plantas e flores.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...