quarta-feira, 4 de abril de 2012

Mousse de manga

 

  O outono costuma ser uma estação de temperaturas mais amenas, mas este ano o calor do verão está demorando um pouco mais a ir embora. Jogo no time dos que procuram tirar o máximo proveito da situação como ela se apresenta, evitando um inútil desgaste com reclamações e revoltas que afinal não levam a nada.

Tenho aproveitado o calorzinho para experimentar algumas delícias geladas. Fiz sorvete de acerola, mousse de maracujá, um maravilhoso sorvete de cacau que caiu como uma luva para acompanhar uns pedaços de bolo embrulhado que sobraram do aniversário. Lembrei-me então de fazer mousse de manga. Não sei porque razão não gosto de mousses que levam gelatina ou claras de ovos cruas, assim não é com qualquer fruta que consigo aquela textura cremosa, que trêmula na colher, desliza na boca com um toque aveludado e macio, despertando os sentidos gustativos para um redemoinho de sabores.

Com todas essas exigências não encontrei nenhuma receita, o que não é impecilho para mim, que não tenho o menor receio de inventar. Quando vou começar algo temerário digo a mim mesma “ se não der certo jogo fora e começo de novo”. Separei vários ingredientes que supus combinassem com a manga e fui dosando aleatoriamente, contra meu hábito que geralmente é fazer um esquema, pesar, calcular as porcentagens etc.

Coloquei no liquidificador 2 xícaras de polpa de manga em pedaços e bati com cerca de 50ml de água gelada. A manga que usei não tinha fibras, então não precisei peneirar. Acrescentei 1/2 lata de leite condensado ( não sei se já falei, só uso Leite Moça, porque contém menor quantidade de açucar que as outras marcas), 1 lata de creme de leite com soro , suco e raspas de 1 limão. Pulsei até ficar homogêneo e acrescentei 50 ml de vodka com baunilha, batendo rapidamente só para misturar.

Despejei em ramequins e por cima espalhei raspas de laranjas, não só para enfeitar como também para perfumar.

Dica: uso sempre aquele aparelhinho próprio para fazer as raspas tanto de limão como de laranja para evitar a parte branca que deixa um sabor amargo e também porque elas ficam mais longas e bonitas.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...