Fico sensibilizada com a preocupação das pessoas em relação à minha paixão por pães .Acho que essa fama de que pão engorda, não faz bem para a saúde, aumenta a barriga é tudo balela. O pão tem sido um alimento constante desde a Antiguidade e que eu saiba a epidemia de obesidade começou nas últimas décadas do século passado. E agora culpam o pão.
Todos os ingredientes utilizados no pão são naturais e muito saudáveis. Quem faz pão em casa já deve ter notado que o além de tudo queima calorias durante seu preparo. Jesus não dividiria o pão entre a multidão se esse fosse um alimento maléfico. E o maravilhoso aroma que o pão exala. Uma coisa que cheira tão bem não pode fazer mal.
Sim, sou uma defensora ferrenha de todo tipo de pão. Mais ainda do pão artesanal, onde se emprega a melhor farinha, sal marinho, açucar na medida exata, sem exageros, e outros complementos que apesar de não serem fundamentais vêm enriquecer a receita, como linhaça, gergelim, aveia etc.
Voltarei ao assunto em outro post.
Ingredientes
Iogurte natural integral 300g
Leite integral 250g
Açucar mascavo orgânico 30g
Sal marinho 13g
Linhaça usei a dourada 25g
Azeite de oliva extra virgem 15g
Farinha de trigo integral 90g
Farelo de trigo 50g
Farinha de trigo para pães 700g
Fermento seco instantâneo 14g
Gergelim para polvilhar (usei com casca e o negro)
Colocar os ingredientes na máquina , na ordem acima. Selecionar o ciclo massa e esperar completar. Depois de crescida dividir em 2 partes. Moldar , pincelar com clara batida com um pouco de água e polvilhar gergelim à gosto. Levar a crescer por cerca de 1 h. Forno preaquecido a 220°. Assar como de costume. Tirar da forma e deixar esfriar sobre uma grade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião, ficarei muito feliz.