terça-feira, 17 de abril de 2012

Rosca Fernanda

 

Sempre que vou fazer algo novo, paro prá pensar, escrevo o que vou precisar, tento por as idéias em ordem cronológica, faço um desenho se for o caso etc.  Parece uma bobagem e perda de tempo, mas meu cérebro só funciona assim, planejando.Quando vou fazer um pão, na véspera faço o cálculo dos ingredientes, verifico se tenho todos em minha despensa, no caso de castanhas, nozes, amêndoas, já corto do tamanho que vou usar e deixo arrumado para o dia seguinte.

Com essa rosca não foi assim. Criei tudo na hora, na hora da saudade. Separei os ingredientes para uma massa de pão doce, coloquei na MFP e só então fui inventar o recheio e a cobertura. Queria usar todas as coisas que a Fernanda gosta então já estavam em cima da bancada chocolate, nozes, coco ralado, castanhas e manteiga.Separei o chocolate meio amargo em duas porções, cortei uma parte mais fina e a outra em pedaços maiores, para que ficassem mais inteiros mesmo depois de expostos ao calor do forno. Detesto coisas muito picadinhas que não dá para adivinhar o que é quando a gente está comendo. Quero textura nos recheios, morder os pedaços, para não ficar com a impressão que estou comendo uma pasta industrializada ou pior de algo desconhecido fazendo de conta que é outra coisa. Como umas gomas que fingem ser cerejas, chocolate hidrogenado em vez do nobre cacau e por aí vai.

Além da qualidade também considero importante a quantidade, nada pior do que ficar tentando achar um pedacinho de castanha ou chocolate e ver seus esforços em vão, porque justamente sua fatia não tinha recheio.

Misturei 100 g de manteiga sem sal com 4 colheres de açucar de confeiteiro peneirado e uma colherinha de extrato de baunilha até formar uma pasta em ponto de espalhar.Quando a massa ficou pronta coloquei na bancada e espalhei metade das castanha, virei, coloquei o restante e amassei para que as castanhas se incorporassem igualmente por toda a massa.Dividi em 3 partes, abri cada uma formando uma tira (não usei rolo, abri com a mão mesmo), espalhei com as costas de uma colher 1/2 da pasta de manteiga, polvilhei bastante coco ralado (uma camada grossa), distribuí as nozes e o chocolate em pedaços maiores. Polvilhei o chocolate mais fino , fechei cada tira unindo as laterais e apertando para o recheio não escapar. Formei uma trança, coloquei numa forma untada , forrada com papel manteiga também untado . Pincelei com um ovo levemente batido, espalhei nozes e chocolate em pedaços. Levei a crescer por 1 hora. Assei em forno médio, preaquecido a 180°. Depois de assada , polvilhei açucar de confeiteiro só para realçar a cor escura do chocolate e deixei esfriar sobre uma grade.

O cheiro é maravilhoso, o chocolate com a baunilha e as nozes dão água na boca.

Ingredientes

Leite ntegral                          350 ml

Manteiga sem sal                  100g

Ovo                                        1 unidade

Melado                                  50g

Açucar baunilhado                60g

Sal marinho                           12g

Farinha de trigo para pães    600g

Fermento seco instantâneo   20g

Recheio e cobertura

Manteiga sem sal                     100g

Castanhas do Pará                  60g

Nozes                                       100g

Coco ralado integral                 100g

Chocolate meio-amargo            250g

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...