sábado, 12 de maio de 2012

Transformando peso em medidas

 

Não, não se trata de nenhum tipo de nova dieta. Aliás, ultimamente tenho tomado verdadeira fobia dessa palavra. Parece que virou uma ditadura fazer dieta, uma obrigação sem a qual não se sobreviveria nos dias atuais. Creio que ninguém sabe exatamente como mania começou, mas tenho certeza que brotou de alguma mente conturbada. Em uma espécie de auto-flagelação a pessoa começa a comer só coisas que não gosta e  ao mesmo tempo  que pensa em como seria bom estar devorando delícias engordativas. É claro que ela não vai aguentar e em pouquíssimos dias volta a comer loucamente as delícias e com medo que elas se acabem , comem o dobro. Aí, já viu… Como existe uma espécie de cruzada contra carboidratos, englobando todos na mesma cesta, deixam de ingerí-los e em seu lugar comem apenas folhas, como os elefantes. Pensando bem não sei porque os elefantes não são magrinhos já que não comem massas e nem chocolates. Como esse não é meu departamento, vamos ao que interessa, o assunto deste post.

Várias pessoas têm encontrado dificuldades em fazer as receitas com os ingredientes em peso. Minha orelha está até queimando !… Primeiro preciso explicar porque passo as receitas em gramas. As fórmulas são em porcentagem, assim ao criar uma receita de pão, peso a farinha de trigo que é o ingrediente principal e vou aplicando os percentuais para acrescentar os outros ingredientes que pretendo agregar à receita. Uma receita não é uma simples inspiração, há que se  utilizar certos princípios de química para que o resultado final seja satisfatório. Não só por questão de comodidade habituei-me a raciocinar sempre em mediidas de peso, há também a questão das medidas desiguais. Existem xícaras e mais xícaras e cada um tem a sua, colheres, idem.

Depois de dar tratos à bola, creio que encontrei um caminho, mas por favor se continuar  complicado , me avisem que buscarei outra solução. Passarei a indicar nas receitas peso e também medidas, mas elas terão que ser feitas em recipientes adequados. Nada de medidas de “MÃE”. Após colocar o ingrediente na xícara ou colher, deve-se acertá-la para retirar o excesso. Os ingredientes não devem ser apertados na medida, exceto o açucar mascavo, esse sim, deve ser medido após uma certa pressão no recipiente de medida.

Uma boa maneira de acertar a medida é após colocar o ingrediente, passar as costas de uma faca , acertando a superfície.

Para medir tanto colheres como xícaras utilizo essas medidas plásticas padronizadas, vendidas em qualquer supermercado.  Para líquidos prefiro utilizar uma medida de vidro pela facilidade de visualizar as frações.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...