terça-feira, 5 de junho de 2012

Avencas e fidelidade

 

Sempre ouvi dizer que a avenca é a planta da fidelidade. Não sei se é verdade, nunca busquei pesquisar sobre isso, já que as avencas sempre exerceram sobre mim um grande fascínio. Quando vi pela primeira vez uma avenca  fui conquistada imediatamente pela delicadeza de suas folhas, pelos vários tons de verde em uma só planta, o que dá aquela sensação de vida e liberdade quando lentamente uma brisa move seus ramos.  E a brisa tem que muito suave, qualquer arrebatamento mais forte queima suas folhas e de um dia para o outro ela ela pode fenecer.  Talvez  tenham resolvido usá-la como símbolo da fidelidade justamente por isso. É muito delicada, precisa de muito amor, carinho, cuidados, nem sol e nem sombra demais, enfim muita temperança.

Muitos dizem que sua sensibilidade é tamanha que é suscetível até a olhares invejosos. Prefiro não acreditar que existam pessoas que têm coragem de emitir pensamentos negativos a seus semelhantes. Talvez o dono tenha é se esquecido de regar e conversar com ela. Isso sim é verdade, toda planta gosta de ser lembrada e paparicada. Aliás qualquer ser vivente gosta , seja planta, animal, criança, homem , mulher, jovem ou idoso.

Não há nada mais gostoso no mundo do que um agrado, um mimo. Aquela sensação de ser lembrada com carinho, pode ser um simples alô, um docinho, um Sonho de Valsa ou mesmo um sorriso. Cada um tem também sua própria maneira de  se expressar e é preciso muito cuidado para não magoar quem nos ama e ainda não aprendeu a “paparicar ou mimar.”

Nada mas chato do que aquelas pessoas grudentas, verdadeiras dependentes emocionais e que vivem de cobranças . Tudo menos isso.

Melhor cultivar avencas pelo simples prazer de observá-las, são muitas espécies e estão sempre crescendo e multiplicando conforme a lei da natureza, o próprio vento se encarrega de levar os esporos. Aqui é raro o vaso que não tenha pelo menos uma mudinha nascida aleatoriamente.

Finalmente não sei se a avenca é o simbolo da fidelidade, mas se for eu devo ser a pessoa mais fiel do universo, porque as minhas estão sempre lindas, qualquer seja a estação do ano.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...