domingo, 24 de junho de 2012

Bolinho com cobertura de chocolate

 

Meu desejo era testar uma cobertura de chocolate que tivesse um sabor mais intenso, creio que para isso seria ideal um bolo branco, talvez com baunilha ou mesmo laranja. Mas acontecesse que eu tinha bananas, bananas bem maduras do último cacho colhido, e que eu havia guardado na geladeira há mais de uma semana por absoluta falta de tempo de utilizar.  Como estavam meio feiosas, as frutas orgânicas não são cobiçadas  pela beleza e sim pelo sabor, pensei em dar para as galinhas. Mas a tentação de uma nova experiência me venceu, resolvi fazer um bolo com bananas hiper, extra, super maduras. Fiz a receita do bolo de bananas com farinha de rosca, passas e castanhas do Pará. As bananas estavam meio desidratadas, lembrando as que minha mãe deixava ao sol quando eu era pequena, para virarem banana-passa. Enquanto assava espalhou-se pela casa um delicioso e concentrado aroma de banana.

Bolo pronto passei à cobertura. Comecei com uma base de brigadeiro.

1/2 lata de leite Moça

1/2 colher de manteiga sem sal

3 colheres de chocolate em pó 50%

1 colher de cacau orgânico

1 colher , das de chá, de Nescafé Tradição.

Misturei tudo muito bem e levei ao fogo bem baixo , mexendo sem parar até o ponto de brigadeiro, mais ou menos 10’.

Piquei então 150g de chocolate meio amargo 70% e juntei com 70g de creme de leite. Levei ao microondas por 1 ‘tirei e mexi até ficar homogêneo e agreguei ao brigadeiro, perfumei com uma colherinha de extrato de baunilha e espalhei sobre os bolinhos.

Assei o bolo numa forma normal e depois cortei com um cortador de biscoitos redondo. Por cima polvilhei com castanhas do Pará laminadas.

A cobertura ficou com o sabor intenso de chocolate que queria e casou perfeitamente com o das bananas intensificado pelo tempo longo de maturação.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...