segunda-feira, 4 de junho de 2012

Ingredientes: considerações importantes

 

 

Por vezes algumas receitas não dão certo e ficamos dando tratos à bola pra descobrir o porquê. Por experiência própria já concluí que na grande maioria das vezes a culpa é mesmo da utilização errada dos ingredientes ou da substituição indevida deles.

Respondo então a algumas indagações começando com o  Iogurte que além de ser um alimento que adoro, utilizo muito em minhas receitas tanto doces como salgadas e principalmente em minhas receitas de pão. O iogurte que uso é caseiro e sou eu mesma  quem faço . Uso iogurteira elétrica, já tive muitas e de marcas diferentes. A primeira era da Arno, já devem fazer uns 30 anos, mas os copos quebravam e não se achava para repor. A que uso agora faz um litro e fica pronto em mais ou menos 6 horas. Coloco apenas o leite e uma colher de iogurte integral, sem conservantes ou corantes. Fica sempre espesso e firme e sem acidez. Há bem pouco tempo fiquei sabendo que quase não se encontra iogurte para comprar, a maioria é leite fermentado, a textura é líquida e fiquei sabendo parece que tem efeito meio laxante. De qualquer maneira não dá para ser usado em minhas receitas, quando o ingrediente for iogurte se não for utlizar o caseiro tem que procurar um que tenha no rótulo escrito iogurte natural e livre de conservantes e corantes, de consistência firme.

Discorrerei depois sobre outras diferenças entre os ingredientes. Espero ter esclarecido o problema do iogurte. Ah, uso sempre leite integral, tipo A, não gosto de nada desnatado. Como não como frituras, utilizo muitos grãos e fibras, posso me dar ao luxo de utilizar alguns alimentos com sua gordura natural.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...