quinta-feira, 14 de junho de 2012

O pão de Santo Antonio

 

Santo Antonio é reverenciado como o santo casamenteiro e já li muitas versões que apóiam  essa lenda. Não sei se é verdadeira, mas dizem que onde há fumaça, há fogo, então por vias das dúvidas é melhor acreditar.

Mas minha crença em Santo Antonio foi sempre alicerçada no seu caráter de pessoa extremamente caridosa, de memória prodigiosa e que se dedicava sobretudo a amparar os empobrecidos e excluídos dos círculos sociais. Aprendi isso com minha mãe desde pequena e todos os anos guardo um dos pães distribuídos na missa e só troco no ano seguinte. Os mais antigos costumavam guardar na despensa, na lata de arroz. Como sou mais moderna, guardo o meu na geladeira, bem embrulhado e atado com fita, afinal o Santo merece coisas bonitas.Mel e pão 003

Todo ano faço um pão especial nessa data, esse ano resolvi inovar e criei uma rosca bem aromática e saborosa, com um formato que lembrasse um pão rústico.

Ingredientes

300 ml de suco de capim limão

150 ml de óleo

2 ovos

2 gemas

3/4 de xícara de açucar cristal (usei o baunilhado)

2 colheres de mel

1 colher, das de chá, de sal marinho

6 1/2 xícaras de farinha de trigo para pães

raspas de 1 limão

4 colheres, das de chá, de fermento seco instantâneo

Para o suco de capim limão usei 1 xícara de folhas e bulbos fatiados, batidos no liquidificador com 1 xícara de água gelada. Depois é só coar. Se for usar a MFP é só colocar os ingredientes na ordem acima.  É bom lembrar que as massas de roscas geralmente são massas mais ricas , isto é, levam maior quantidade de gordura, ovos e açucar , e por isso necessitam de mais fermento e um tempo maior para levedar. Há que se levar em conta também a temperatura e umidade do ambiente, estará pronta para modelar quando tiver dobrado de volume.

Recheio – Ingredientes

1/2 lata de leite condensado Nestlé ( as outras marcas têm muito açucar e não dão ponto)

50 g de coco ralado

50 g de castanhas do Pará fatiadas

raspas de 1 limão

1 colher de extrato de baunilha

1 colher de manteiga sem sal

.Levar ao fogo baixo o leite condensado com a manteiga, o coco e as castanhas. Mexer sempre até aparecer o fundo da panela. Tirar do fogo, acrescentar as raspas e a baunilha. Deixar esfriar bem.

Para a rosca em homenagem a Santo Antonio utilizei metade da massa. Abri em forma de retângulo comprido, espalhei o recheio já frio bem no meio, dobrei um dos lados da massa sobre ele e fechei bem. Fiz o mesmo com o outro lado, formando assim um rolo apertado e fechei as pontas para evitar que o recheio saísse na hora de assar.Deixar crescer por cerca de 1 hora. Antes de levar ao forno pincelar com uma mistura de claras com açucar de confeiteiro e polvilhar castanhas picadas. Fazer estrias com uma lâmina para enfeitar. Forno preaquecido a 180 °

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...