sexta-feira, 22 de junho de 2012

Reciclar é preciso…

 

Diz a sabedoria popular que cada louco tem sua mania, a minha certamente são as latas.Não posso ver uma lata bonita que logo quero. Como parece que todos sabem disso muitos  presentes que recebo vêm em latas. Latas lindas que eu logo utlizo para os mais diversos fins como guardar elásticos, botões, linhas de bordar, zíper e tudo que puder ser guardado em latas no ateliê.

Já na cozinha utilizo as latas para guardar os ingredientes que compro a granel como farinha integral, aveia em flocos, farelo de trigo, cacau, chocolate ,café … As latas não deixam passar a luz que oxida os alimentos e também vedam bem. Não gosto de nada guardado em saquinhos com prendedor de roupa na boca. Chego em casa com as compras e despejo nas latas . O que guardo em vidro deixo sempre ao abrigo da luz nas gavetas próprias para tempero ou no armário, geralmente são as especiarias que também compro a granel, canela, cravo, pimenta da jamaica, noz moscada, cúrcuma e outras.

Os vidros de palmito prestam-se muito bem para esse uso, depois de bem lavados fervo com um pouco de bicarbonato e deixo secar cobertos. Citei palmito porque é quase só o que compro em vidros, mas há também os de azeitona e outras conservas. E claro há os vidros de Nescafé, que tenho aos montes e utilizo para tudo. Não me envergonho de dizer que sou viciada em Nescafé, coloco no chocolate, nas coberturas, nos bolos de chocolate, nas trufas etc. Não precisa ninguém tentar me livrar desse vício, amo cafeína e o que amo quero continuar amando.

Tanto o vidro como as latas acima fiz com a entretela dupla face, a melhor ajudante que um artesão pode querer. Esse tecidinho lindo de gato trouxe de Gramado e estava guardado para alguma coisa especial. Primeiro foi o tampo de um banquinho , agora um vidro, depois não sei.

Essas outras aqui ao lado foram pintadas, o que é um processo mais trabalhoso, tem que lixar, passar um fundo, a tinta e o verniz. A decoupáge transparente foi feita com guardanapo e a outra com papel. Já são bem antigas, estou substituindo algumas que estão feias. A sorte é ter um neto que toma leite em pó que vem em latas grandes.

Não reciclo como uma espécie de obrigação, reciclar me dá um imenso prazer, transformar algo que iria para o lixo em um objeto bonito e útl e onde pude colocar um pouco da minha arte.l

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...